angle-left Curso de Jornalismo da Unifor promove o seminário “Mídia e Direitos Humanos para Infância e Juventude”

Curso de Jornalismo da Unifor promove o seminário “Mídia e Direitos Humanos para Infância e Juventude”

A jornalista Suzana Varjão foi agraciada com o Prêmio Nacional Jaime Wright durante a 14ª Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos, em 2018 (Foto: Ascom F2J)
A jornalista Suzana Varjão foi agraciada com o Prêmio Nacional Jaime Wright durante a 14ª Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos, em 2018 (Foto: Ascom F2J)

O curso de Jornalismo da Unifor promove, no dia 13 de fevereiro, o seminário “Mídia e Direitos Humanos para a Infância e Juventude: um olhar para a cultura de paz”.

Realizado em parceria com o Instituto Terre des hommes Brasil, o evento ocorrerá no Auditório da Biblioteca da Unifor, às 9h. 

O evento objetiva sensibilizar profissionais em formação, comunicadores e o público em geral acerca dos Direitos de Crianças A adolescentes, promovendo a cultura de paz a partir do papel social da mídia. 

Com foco em debater a abordagem da imprensa, a iniciativa trará casos de violência e de violação dos direitos de crianças e adolescentes para discussão, abrindo a programação de eventos pedagógicos do curso de Jornalismo para 2019. 

O seminário conta com a palestra da jornalista e escritora Suzana Varjão, consultora da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e da jornalista Eulália Camurça, editora de telejornalismo do Núcleo do Sistema Verdes Mares (SVM). 

Sobre as palestrantes 

Suzana Varjão é jornalista, escritora e pesquisadora, que tem pautado seu exercício profissional pela defesa de direitos humanos de grupamentos vulneráveis da população brasileira. Atuando nesses campos, recebeu 28 distinções, concedidas por organizações locais, nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Suzana é Mestre em Cultura & Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é autora dos livros “Micropoderes, macroviolências: mídia impressa, aparato policial” e “Violações de direitos na mídia brasileira”, dois estudos sobre a palavra e seu impacto na construção da ordem social.

Eulália Camurça é doutoranda em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC), mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza. Atualmente Eulália é editora de Telejornalismo do Sistema Verdes Mares e professora. 

Serviço 

Seminário Mídia e Direitos Humanos para a Infância e Juventude: um olhar para a cultura de paz
Data: 13 de fevereiro de 2019
Horário: 9h 
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor
Entrada franca