null Entenda o que muda após alterações na política de gestão do serviço de e-mail da Unifor

Ter, 20 Setembro 2022 10:54

Entenda o que muda após alterações na política de gestão do serviço de e-mail da Unifor

Mudanças envolvem os e-mails dos docentes, discentes e colaboradores da Universidade de  Fortaleza


As mudanças passam a valer em 4 de novembro de 2022 (Foto: Getty Images)
As mudanças passam a valer em 4 de novembro de 2022 (Foto: Getty Images)

A partir de 4 de novembro, a Universidade de Fortaleza passará por mudanças na política de gestão do serviço de e-mail dos estudantes a fim de se adaptar às novas diretrizes do Google, provedor da instituição. Atualmente a parceria entre Unifor e o Google Workspace for Education dá acesso a uma série de serviços digitais extras na web, como criação e gestão de documentos digitais em diferentes formatos (documentos, formulários, planilhas, apresentações, etc.), ferramenta de videoconferência (Google Meet), além de vários outros serviços associados com uso, até então, ilimitado de armazenamento. 

“Recentemente a Google mudou a política do serviço de e-mails e armazenamento de dados voltada para instituições de ensino. Em virtude disso, a Unifor está tendo que se adaptar quanto à forma que levamos esse serviço aos alunos. Soma-se a esse contexto de mudanças da empresa questões relativas à legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o Marco Civil da Internet, que nos obriga a ter alguns cuidados no trato das informações e armazenamento em nome da Universidade”, explica Eurico Vasconcelos, Diretor de Tecnologia da Unifor e Doutor em Ciências da Computação.

Segundo ele, e conforme a nova política, as contas de e-mail disponibilizadas aos estudantes deverão ter como finalidade a relação com a instituição, sendo, dessa forma, voltada apenas para troca de informações com as diversas áreas e associadas aos serviços da Universidade de Fortaleza. “Essas mudanças afetarão novas contas, bem como de contas em uso, passando a entrar em vigor a partir de 4 de novembro”, pontua.

Veja o que muda com a nova política do serviço de e-mail

A partir de janeiro de 2022, o serviço Google Workspace for Education Fundamentals, do qual a universidade faz uso para a oferta das contas de e-mail, passou por mudanças quanto ao espaço de armazenamento nos domínios das contas operados pela Universidade, significando a necessidade de readequação (redução) da capacidade total de armazenamento nas contas de e-mails que são de domínio da Unifor. Tal mudança por parte do fornecedor impactou em mudanças pela Universidade tanto na vigência das contas, bem como no espaço nelas disponível para armazenamento.

O estudante, uma vez matriculado em um curso regular da graduação ou pós-graduação, continuará podendo solicitar a criação de uma conta de e-mail institucional no domínio @edu.unifor.br, por meio do Unifor Online. A conta terá 5 GBs de armazenamento. Após concluir a graduação ou em caso de trancamento de curso, a conta ficará ativa por até 12 meses, sendo após esse período excluída. No entanto, alunos em abandono ou em cancelamento de matrícula terão as contas excluídas. 

Transição 

A fim de auxiliar as mudanças impostas com a nova política de gestão do serviço de e-mail, a Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor está oferecendo um canal de comunicação com os alunos, que poderão entrar em contato direto pelo e-mail servicosdtec@unifor.br

Backup de arquivos 

Antes do dia 4 de novembro, o estudante deve verificar como está o uso do armazenamento e excluir os arquivos desnecessários da sua conta de e-mail. Para ajudar na hora de salvar e realizar backup de arquivos, o próprio Google dá dicas interessantes. Confira abaixo. 

  1. Para ver a quantidade de armazenamento que você usa e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse Armazenamento no Drive; 
  2. Para analisar ou excluir arquivos grandes, ou desnecessários em drives compartilhados, acesse Drives compartilhados
  3. Para pesquisar e excluir e-mails grandes ou desnecessários, siga as instruções do Gmail em gerenciar arquivos no armazenamento do Google Drive; 
  4. Se você precisar manter arquivos que excedam ao limite de armazenamento da conta universitária (5 GBs), exporte um arquivo com seus dados do Drive, Gmail e Fotos usando o Google Takeout. Em seguida, exclua arquivos, mensagens e anexos desnecessários e esvazie a lixeira para liberar espaço de armazenamento. 

Lembre-se que, depois de 4 de novembro, você vai precisar permanecer abaixo do limite de armazenamento dos dados do Drive, Gmail e Fotos para ser possível subir novos arquivos, caso contrário o serviço será interrompido, uma vez quando a conta fica sem espaço de armazenamento, os serviços são interrompidos até liberar espaço.

Drive: não é possível sincronizar nem fazer upload de novos arquivos. Não é possível criar arquivos nos Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, Formulários e Jamboard. Ninguém pode editar nem copiar seus arquivos afetados até você reduzir a quantidade de armazenamento usada. As sincronizações entre a pasta do Google Drive no computador e o Meu Drive são interrompidas;
Fotos: não é possível adicionar fotos ou vídeos nem fazer backup desses itens;
Gmail: ainda é possível enviar e receber e-mails.