angle-left Entre pinceladas e pixels: conheça oito museus que disponibilizam visitação online

Ter, 5 Maio 2020 19:54

Entre pinceladas e pixels: conheça oito museus que disponibilizam visitação online

Durante a quarentena, faça viagens pelo mundo e pela história por meio dos acervos artísticos destes grandes museus, disponibilizados digitalmente e de forma gratuita


O Espaço Cultural Unifor se destaca por seu vasto acervo de obras, com grandes nomes da arte mundial (Foto: Ares Soares)
O Espaço Cultural Unifor se destaca por seu vasto acervo de obras, com grandes nomes da arte mundial (Foto: Ares Soares)

Durante a pandemia do novo coronavírus que assola o mundo, a arte tem se mostrado necessária para a expressão dos sentimentos humanos; muitos dos quais se encontram aflorados neste momento. Além disso, a extensão de possibilidades dentro da esfera artística oferece caminhos diversos a percorrer àqueles interessados por ocupar a mente com novas descobertas. 

Em reconhecimento ao impacto positivo que a arte pode causar no cotidiano das pessoas, especialmente em meio à quarentena, diversos museus do mundo disponibilizaram acesso virtual ao seu acervo. Assim, é possível “passear” por importantes galerias, conhecer mais sobre história da arte e se sentir inspirado com as muitas obras abertas à visualização. A seguir, listamos oito espaços dedicados à arte com visitação online, para que você possa mergulhar nesse universo tão rico sem sair de casa.

Espaço Cultural Unifor, Fortaleza – Brasil
Reconhecido como Patrimônio Turístico de Fortaleza, o Espaço Cultural Unifor se destaca por seu grande acervo, que contempla a trajetória da arte no Brasil por meio de seus principais expoentes. Em seus corredores, que podem ser visitados por meio de uma ferramenta digital, podem ser encontradas obras de nomes como Cândido Portinari, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Sérvulo Esmeraldo, Leonilson e Raimundo Cela. Algumas obras do Espaço também recebem atenção especial no Instagram da Universidade. 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo – Brasil
Um dos museus mais famosos do Brasil, o MASP disponibiliza galerias virtuais onde é possível explorar obras de seu acervo e detalhes das peças em exposição. Entre os itens, estão telas de Pierre-Auguste Renoir, Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, Claude Monet, Henri de Toulouse-Lautrec e Vincent Van Gogh. Artistas nacionais com obras expostas no museu incluem Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.  

The British Museum, Londres – Inglaterra
Detentor de mais de 6 milhões de objetos, dos quais pelo menos 1,9 milhão podem ser visualizados detalhadamente online, o Museu Britânico existe há mais de duzentos anos e pode levar dias para ser conferido de forma integral. Seu amplo conteúdo está sendo atualizado durante a pandemia, de forma a oferecer uma atração cada vez mais rica para os interessados. Além disso, todas as imagens disponibilizadas pelo museu são liberadas para uso não comercial.

Museu do Louvre, Paris - França
Talvez o museu mais conhecido do mundo, o Louvre dispõe de acesso virtual à galerias em 360º que incluem obras datadas da Idade Média e do Egito Antigo, além de um espaço voltado para a educação por meio da arte. O museu também inova ao disponibilizar aplicativos de realidade virtual e vídeos dos concertos musicais realizados em seu auditório.

Metropolitan Museum of Art (MET), Nova York – Estados Unidos
Um dos maiores museus da cidade de Nova York, o Metropolitan é famoso por suas mostras temáticas exclusivas e eventos com celebridades. Para visitas virtuais, ele disponibiliza fotografias em 360º, trilha sonora e itens informativos sobre suas obras e exposições. Ele se mostra uma opção interessante para os estudiosos e admiradores da moda, pois possui um rico acervo em peças de vestuário.   

Rijksmuseum, Amsterdã - Holanda
O Rijksmuseum, Museu Nacional da Holanda, é uma das principais atrações do país. Seu acervo proporciona um olhar aguçado sobre o movimento artístico conhecido como “Século de Ouro Holandês”, pois consiste na maior coleção do gênero. Virtualmente, o espaço disponibiliza 11 exposições pela plataforma Google Arts & Culture, e mais de 700 mil imagens em alta resolução em seu website.

Yad Vashem (Museu do Holocausto), Jerusalém – Israel
O museu Yad Vashem é conhecido internacionalmente por seus muitos registros do Holocausto na Segunda Guerra Mundial, um dos episódios mais horrendos que marcaram a história da humanidade. Com um acervo que atrai principalmente historiadores, o museu disponibiliza virtualmente 60 itens de sua coleção, que estão contemplados em cinco exposições para visita à distância. 

Museu Frida Khalo, Cidade do México - México
Conhecido também como “La Casa Azul”, o Museu Frida Kahlo é localizado na propriedade onde a artista latino-americana habitou durante toda a sua vida. A visita online ao espaço, que permite ao usuário um “passeio” por todos os cômodos e jardins da casa, possibilita aos interessados uma visão aproximada da trajetória de Frida, que até hoje encanta por sua arte com forte expressão da figura feminina e da cultura do México.