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Seg, 29 Agosto 2022 10:31

Entrevista Nota 10: Ana Paula Arrais e a tecnologia na gestão de pessoas

Especialista em Gestão do Conhecimento e do Potencial Humano, Ana Paula Arrais fala à Entrevista Nota 10 sobre os desafios do avanço tecnológico na área de Gestão de Pessoas 4.0


Ana Paula Arrais é professora da Pós-Unifor nos cursos de MBA em Gestão de Pessoas e em Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor (Fotos: Arquivo pessoal)
Ana Paula Arrais é professora da Pós-Unifor nos cursos de MBA em Gestão de Pessoas e em Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor (Fotos: Arquivo pessoal)

Ao viver em sociedade, o indivíduo constrói relações de colaboração com o outro para atingir o objetivo de uma missão que não consegue cumprir, ou que seria mais difícil de realizar, estando sozinho. Tal estrutura colaborativa se apresenta, então, em diversas instituições sociais e econômicas, dentre elas, uma empresa.

Mas para que um empreendimento funcione bem, as pessoas que formam essa comunidade precisam estar em harmonia, experienciando um bem-estar promovido pela organização por meio do trabalho dos Recursos Humanos (RH) e da gestão de pessoas. E, segundo a administradora de empresas Ana Paula Arrais, a tecnologia veio para facilitar parte dessa tarefa.

Com mais de 18 anos atuando na área de Gestão de Pessoas – passando por diversos nichos de negócios, como indústrias, serviços, educação e tecnologia –, ela é especialista em Gestão do Conhecimento e Gestão do Potencial Humano. A atual Head de RH em uma empresa de tecnologia também é professora de diversos cursos, inclusive dos MBAs em Gestão de Pessoas e em Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

No último dia 24 de setembro, Ana Paula participou da palestra “Gestão de Pessoas 4.0: Como aliar tecnologia ao potencial humano”, evento da Pós-Unifor. À Entrevista Nota 10 desta semana, a consultora em aprendizagem autodirigida e gestão de pessoas fala um pouco sobre o assunto. 

Confira a entrevista na íntegra

Entrevista Nota 10 – Antes de tudo, gostaria que você nos explicasse a diferença entre os recursos humanos (RH) e a gestão de pessoas. Quais são os principais papéis de cada um?

Ana Paula Arrais – Os Recursos Humanos atuam em estratégias de desenvolvimento de pessoas conforme as metas do negócio, visando melhorar o desempenho de todos por meio de iniciativas como plano de carreiras, qualidade de vida, atração de talentos, entre outros.

Já a Gestão de Pessoas envolve a figura de líder para um time, promovendo o engajamento no ambiente de trabalho e atuando diretamente com os profissionais para trabalhar motivação e competências.

Entrevista Nota 10 – Qual é a função da gestão de pessoas para a manutenção de um empreendimento de sucesso? E, especialmente, para o bem-estar e benefício do funcionário?

Ana Paula Arrais – A gestão de pessoas tem um grande impacto justamente por atuar diretamente com os colaboradores, desenvolvendo competências através do trabalho realizado, alinhando a comunicação de forma clara e direta, tomando decisões com base em fatos e dados, afastando o viés de favoritismo e humanizando os processos para que as pessoas se sintam pertencentes à organização.

Entrevista Nota 10 – Com a Revolução Industrial 4.0, a tecnologia da automação e a troca de dados focam na melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Para além das questões técnicas e comerciais de mercado, de que forma esse movimento também afeta o “ecossistema” humano dentro das organizações? A gestão de pessoas também acompanha essa mudança?

Ana Paula Arrais – Quando falamos em tecnologia na área de RH, algumas pessoas pensam que a área vai perder o lado humano. Todavia isso é um grande engano, pois, na verdade, a tecnologia chega para facilitar parte do trabalho que era muito operacional, fazendo com que o RH possa trabalhar com dados e atuar de forma mais personalizada e ágil. Da mesma forma, esse olhar deve se estender à gestão de pessoas, pois entender o comportamento humano é extremamente complexo e desafiador, contudo já temos a inteligência artificial participando e ajudando a clarear algumas questões e permitindo mais tempo para o trabalho socioemocional do gestor com as pessoas do seu time.

Entrevista Nota 10 – Seguindo nessa mesma direção, quais são os principais desafios da Gestão de Pessoas 4.0 ao tentar aliar o potencial humano com a tecnologia?

Ana Paula Arrais – O principal desafio da Gestão de Pessoas 4.0 é não perder o viés humanizado. Eu gosto de falar que quanto mais tivermos o avanço da Inteligência Artificial (IA) mais precisaremos desenvolver a Inteligência Emocional (IE). 

Então, pensar num tripé é fundamental: dados para tomada de decisão, foco na inteligência emocional e growth mindset (mentalidade de crescimento, em tradução livre) são a base desse entendimento. 

Resumindo: Coletar dados para um people analytics robusto e que auxilie na tomada de decisão mais ágil e com base em fatos permite que tenhamos tempo para desenvolver estratégias de melhoria na performance dos talentos da empresa, preparando as competências e cultivando o modelo de inovação através de uma visão lifelong learning, ou seja, de aprendizado contínuo.

Entrevista Nota 10 – Professora, você conta com uma formação na área de administração e é especialista em gestão de conhecimento e de pessoas, além de ser docente na área empresarial com foco no ser humano. Como essa mescla de conhecimentos pode ajudar os indivíduos que trabalham nesse ramo na busca pelo bem-estar das pessoas que são colaboradoras, muitas vezes em um ambiente altamente exigente?

Ana Paula Arrais – Na verdade, acredito na inteligência coletiva. Minha formação é ampla e creio que auxilia no pensamento complexo, mas sozinha eu não chego lá! Preciso ter comigo pessoas com competências e culturas distintas, isso é diversidade cognitiva! Não podemos mais pensar num profissional de gestão de pessoas que viva em uma bolha e não atue com forte visão para a estratégia das empresas, que fique alheio aos resultados macros do negócio. Precisamos mostrar por meio de resultados que pessoas dão retorno e fazem a diferença numa empresa valiosa! Só assim, o RH será peça fundamental na mesa de decisão de qualquer empresa.