null Férias em janeiro: aproveite para visitar as exposições do Espaço Cultural Unifor

Qui, 7 Janeiro 2021 19:14

Atração está aberta ao público com todas as medidas de biossegurança necessárias. Exposições permanecem em cartaz apenas até 7 de fevereiro

Espaço Cultural Unifor é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil (Foto: Ares Soares)

Janeiro é o mês das férias. Reconhecido como Patrimônio Turístico de Fortaleza pela Prefeitura da cidade, o Espaço Cultural Unifor é parada obrigatória para quem deseja um descanso cheio de arte, aprendizado e inspiração. Mantido pela Fundação Edson Queiroz, por meio da Universidade de Fortaleza, o equipamento permanece funcionando todos os dias mediante protocolos de biossegurança, e é possível até visitá-lo virtualmente.

O Espaço é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil e promove o acesso gratuito a diversas exposições, democratizando o conhecimento de identidades artísticas, históricas e culturais do Brasil. Em cartaz até o dia 7 de fevereiro, a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, por exemplo, abrange seis séculos de arte brasileira e é ideal para indivíduos ávidos por aprender história do Brasil.

Nela, obras frequentemente encontradas em livros didáticos, como “Primeira Missa”, de Victor Meirelles, e “Primeira Missa em São Vicente”, de Johann Moritz Rugendas, podem ser vistas pessoalmente. Com apenas mais um mês disponível, explorá-la é uma oportunidade única, especialmente para estudantes e vestibulandos que, neste momento, se preparam para o ENEM.

Outra exposição que permanece em cartaz até o dia 7 de fevereiro é “Realtopia”; com 70 obras do artista plástico Stênio Burgos, a mostra investiga a expressão de identidade, herança e sensualidade por meio de cores vibrantes e pinceladas brutas. Aqui, os retratos pintados de Burgos contam trajetórias que se entrelaçaram à sua própria de maneira emocionante.

Além de contemplar um passeio cultural rico, os visitantes do Espaço Cultural Unifor podem ainda finalizar seu percurso com um lanche no agradável Café das Artes. O que está esperando? Estamos prontos para receber você com segurança e muito para mostrar!

Em cartaz

Natural de Crateús, interior do Ceará, José Stênio Burgos é graduado em Arquitetura e Urbanismo. A mostra "Stênio Burgos – Realtopia" reúne 70 obras do artista e fica em cartaz até 7 de fevereiro de 2021.

Sua pintura destila a poesia do dia a dia e faz com que o espectador passe a ver com outros olhos o que antes talvez não lhe chamasse a atenção: a exuberância colorida de um vaso com flores, as sinuosas curvas de objetos dispostos sobre uma mesa ou até a simplicidade de uma árvore perdendo as folhas.

Exposição: Stênio Burgos – Realtopia
Período expositivo: até 7 de fevereiro de 2021
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 17h
Mais informações: (85) 3477.3319

Com cerca de 200 obras de grandes artistas nacionais e internacionais, expostas em uma abordagem histórica e didática, a mostra “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” apresenta obras do acervo da Fundação Edson Queiroz, incorporando algumas que se encontravam em exposição em importantes museus internacionais.

A exposição é dividida em módulos, cujas obras resgatam seis séculos de arte e abrangem um espaço de tempo que passeia do século XVI ao século XXI.

Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição
Período expositivo: