angle-left Festival de inovação e empreendedorismo da Globo acontece na Unifor

Festival de inovação e empreendedorismo da Globo acontece na Unifor

Pela primeira vez em Fortaleza, o festival irá acontecer no campus Unifor e tem como objetivo atrair alunos e ex alunos da instituição.


O evento terá a sua primeira edição em Fortaleza. Foto: reprodução
O evento terá a sua primeira edição em Fortaleza. Foto: reprodução

Diverso e para todos, o Menos30 FEST é o festival de inovação e empreendedorismo da Globo. Durante um dia inteiro, os convidados poderão participar de mesas, palestras e oficinas práticas com profissionais das mais diversas áreas em um ambiente propício à formação de novas pontes. 

A 4ª edição do festival acontece no dia 22 de setembro (sábado), das 9h às 21h, no campus da Unifor. O conceito trabalhado este ano será “(A)diversidade que nos une”, que busca causar uma reflexão sobre como as adversidades que surgem no caminho do empreendedor podem ser superadas com a diversidade do brasileiro, sua criatividade e potencial de inovação. 

Esta será a primeira edição do evento em Fortaleza. A programação é totalmente gratuita e todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços. A inscrição do público pode ser feitas gratuitamente pelo link disponível ao final da programação.

Espaço Feirinha

O espaço feirantes é o local ideal para empreendedores mostrarem os seus produtos, expor a sua marca e vender. As inscrições estão abertas para alunos e ex-alunos da Unifor. As inscrições para apresentação de produtos na feira foi encerrada no dia 24 de agosto.

Serviço

Menos30 FEST
Data: 22 de setembro de 2018 (sábado)
Horário: das 9h às 21h
Local: campus da Unifor
Mais informações e inscrições: http://www.menos30festfortaleza.globo.com

A feira é aberta ao público e toda a programação é gratuita, mediante inscrição. 

Programação Menos30 FEST

12h00 às 13h00 | Há espaço para todo mundo no futuro?

Vivemos tempos de abundância. Abundância de recursos e tecnologias sociais.  Mesmo assim, o mundo está regido pela economia da escassez. Parece ironia, mas não é não. Boa parte da população ainda não tem acesso à alimentação, mobilidade, moradia e trabalho dignos. Afinal, será que a hiperinformação e a inteligência artificial vieram para estreitar ou alargar os abismos sociais? Quais as implicações coletivas e individuais de um planeta dominado por algoritmos? Nesta mesa serão colocadas possíveis alternativas para equacionar, em uma balança positiva, recursos e pessoas.

Participantes: Monique Evelle (Evelle Consultoria), Eduardo Migliano (99 Jobs), Lidia Zuin (jornalista e pesquisadora) e Marcela Fujiy (Be Labs).  

14h00 às 15h00 | Qual o seu propósito?

O que propósito, empreendedorismo, sustentabilidade e cultura consciente têm em comum? Saiba como jovens que estão promovendo transformação social a partir da livre iniciativa têm contribuído na busca por soluções para problemas que afetam toda a sociedade.

Participantes: Ana Borba (Lixiki), Dario Neto (Eureca.me), Marcus Barão (CONJUVE), Hamilton Henrique (Saladorama)

16h00 às 17h00 | Entre baixos e altos: os fracassos por trás dos sucessos

Que atire a primeira pedra o empreendedor que não tem uma história de fracasso no seu currículo. Erros e acertos fazem parte de qualquer processo de criação e você tem muito a aprender com eles. Inspire-se na trajetória de empreendedores que erraram, aprenderam, deram a volta por cima e alcançaram o tão almejado sucesso.

Participantes: Gómer Gonzaga (UM%), e Sávio Freire (Salão N&S)

18h00 às 19h00 | Conexão Nordeste: negócios inovadores

Tirar ideias inovadoras do papel e gerar resultados fora da curva são sua especialidade. Entenda como funciona o processo de criação de negócios disruptivos e os diferenciais de atuação no nordeste com empreendedores que têm contribuído para a região despontar como o novo pólo de inovação do país.

11h20 às 11h40 | Você já tem tudo o que precisa para empreender
 
Você se sente empreendedor? Sabe de tudo o que precisa para se tornar um? Lina Useche, cofundadora e diretora executiva da Aliança Empreendedora, desmistifica o conceito de empreendedor e te prova: você já tem tudo o que precisa para empreender.
>> com Lina Useche, Aliança Empreendedora
 
12h40 às 13h00 | Dia um: o que fazer?
 
Decidir empreender é o primeiro passo na jornada empreendedora. Mas qual o segundo? O terceiro? Alan Leite compartilha a experiência que adquiriu na Startup Farm depois de acelerar mais de 270 startups e te conta como dar os passos seguintes sem cometer os erros que atingem a maioria dos times fundadores.
>> com Alan Leite, Startup Farm
 
14h00 às 14h20 | É validando que se empreende
 
Começar e escalar uma startup é um desafio gigantesco, mas não impossível. Aprenda com que viveu na pele como funciona o processo de criação e desenvolvimento de startups e fique por dentro de como foram os primeiros passos de startups como Netflix, Airbnb e Uber. Neste papo você vai descobrir porque diversas empresas grandes e estabilizadas estão ameaçadas de extinção caso não comecem a inovar já. 
>> com Guilherme Junqueira, Gama Academy
 
15h20 às 15h40 | Os caminhos da inovação na universidade: cientista é empreendedor?
Todo empreendedor tem um quê de pesquisador. Mas e o pesquisador? É empreendedor? O professor Vasco Furtado desmistifica o trabalho do pesquisador e mostra como boa parte dos produtos que a gente admira nasceram em centros de pesquisa acadêmica.
>> com professor Vasco Furtado, Unifor
 
16h40 às 17h00 | A confirmar
 
18h00 às 18h20 | Colaborativo é mais gostoso
Você já pensou em empreender o seu próprio coletivo? Quais as dores e delícias de trabalhar colaborativamente? Inspire-se com este modo de fazer conjuntamente. 
>> com Larissa Praxedes e Raquel Praxedes, Elabore Collab Store
 
19h20 às 19h40 | Geração Tombamento
 
Você já ouviu falar na Geração Tombamento? Conheça de perto este movimento político-cultural organicamente composto por negros e negras (em sua maioria mulheres e LGBT’s) que está movimentando os mercados da música, dança, estética, moda e entretenimento. Saiba como esta geração está potencializando a economia criativa a partir de ações culturais e sociais, além de construir novos hábitos em relação ao consumo. 
>> com Renata Prado, sócia-produtora da festa BATEKOO

10h00 às 12h00 | Reframing: subverta a sabedoria tradicional para descobrir novas possibilidades
 
Identificar um problema e criar soluções criativas para ele pode ser um bom caminho para desenvolver um novo negócio. Aprenda com o Reframing, uma ferramenta de inovação da THNK – School of Creative Leadership, como enxergar oportunidades, ideias e espaços de solução onde aparentemente só existem problemas. 
>> com Guilherme Bcheche, THNK School of Creative Leadership
 
10h00 às 12h00 | Liderança em Movimento: uma conexão entre esporte e empreendedorismo
Se o esporte e o mundo empresarial têm algo em comum é que são celeiros de grandes lideranças. Baseada no experimento Hawthorne, que relaciona condições físicas à produtividade, esta oficina vai te mostrar, através de ferramentas esportivas e de coaching, o que é preciso para ser um grande líder.
>> com Gabriel Perrusi, Cedepe Business School
 
13h00 às 15h00 | a confirmar 
 
13h00 às 15h00 | Programação para não-programadores
 
Programar pode ser mais fácil do que parece. Entenda mais sobre computação, desde a sua origem até o desenvolvimento do seu primeiro site e aplicativo. Nesta oficina, Camila Achutti, cofundadora do Mastertech, te explica como idealizar, gerenciar e construir produtos digitais. 
>> Camila Achutti, CEO da MasterTech
 
16h00 às 18h00 | Modelagem de Negócios: como tirar sua ideia do papel?
 
Já pensou em montar um time, tirar sua ideia de site ou aplicativo do papel e colocar tudo no ar em apenas 3 horas? É exatamente isso que este workshop vai te ensinar. E o melhor: não há nenhum pré-requisito para participar. Se você é do time dxs inquietxs, dinâmicxs e gosta de colocar a mão na massa, não deixe de participar. 
>> Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy
 
16h00 às 18h00 | Hackeando a burocracia
 
Você sabe quais são os 7 pilares que mais impactam a vida dos empreendedores no Brasil? O time da Endeavor te ajuda a entender a "real" de como navegar no ecossistema empreendedor brasileiro e aprofunda a conversa destrinchando o pilar de Ambiente Regulatório - um dos maiores desafios de quem tem um negócio no país hoje.
>> Rodrigo Brandão, Gerente de advocacy e políticas públicas da Endeavor