null Graduação em Cinema e Audiovisual da Unifor encerra “Semana Modo On” com debate sobre séries brasileiras

Evento de boas-vindas aos estudantes reunirá roteiristas premiados do mercado cinematográfico nacional

Lucas Paraizo, Alice Marcone e Luciana Vieira são os convidados para bate-papo realizado pela Universidade de Fortaleza (Fotos: Divulgação)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, finaliza a programação da “Semana Modo On”, evento de boas-vindas a novos estudantes do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, com um bate-papo a respeito de séries brasileiras na noite desta sexta-feira, 04 de fevereiro, às 19h. A conversa acontecerá ao vivo no canal da TV Unifor no Youtube e envolverá questões relacionadas aos processos de criação e produção de conteúdos seriados que, com a pandemia de Covid-19, se transformaram na principal demanda da indústria audiovisual no mundo.

O debate contará com a presença de três jovens roteiristas com trabalhos premiados: Alice Marcone, responsável pelo texto da série “Manhãs de Setembro”, da Amazon Prime Video; Lucas Paraízo, escritor de “Sob Pressão”, da TV Globo; e Luciana Vieira, autora da série “Meninas do Benfica”, com previsão de estreia na TV Brasil. A mediação será feita pelos professores Max Eluard e Samuel Brasileiro, com a participação dos também docentes do curso Lis Paim, Marcelo Müller e Isaac Pipano

“Nos últimos anos, os serviços de streaming aumentaram a demanda por conteúdos seriados. É um nicho de mercado importante, que ao mesmo tempo traz questões para o audiovisual brasileiro que exigem um profundo debate”, observa a professora Elisabete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Sobre os convidados

Alice Marcone é roteirista, atriz e cantora-compositora. Roteirizou as séries “De Volta aos 15” da Netflix, “Noturnos” do Canal Brasil, “Manhãs de Setembro” da Amazon Prime Video, foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO e apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, do E! Entertainment. É professora da Roteiraria e foi consultora em duas edições do Cabíria Lab "Série de Ficção". É atriz protagonista dos curta-metragens “Bonde”, dirigido por Asaph Lucas, exibido no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e vencedor de vários prêmios no Brasil; e "Chão de Fábrica", dirigido por Nina Kopko, vencedor de diversos prêmios, entre eles o de melhor filme no Festival de Brasília, no Cine Ceará e menção honrosa no Olhar de Cinema. É atriz na série “De Volta aos 15”, da Netflix. Como cantora-compositora, lançou “Pistoleira”, “Noite Quente” e compôs trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor” para o Canal Brasil. Graduou-se em Psicologia na USP.

Lucas Paraizo é roteirista de cinema e TV. Na TV Globo, escreveu as séries “A Teia”, “O Caçador”, “O Rebu” e “Justiça” – indicada ao Emmy International. Atualmente, é redator final da série “Sob Pressão”. No cinema, escreveu os filmes “Laura”, de Fellipe Barbosa; “Divinas Divas”, de Leandra Leal; “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa; “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor; “Domingo”, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, “Divino Amor”, de Gabriel Mascaro e “Macabro”, de Marcos Prado. É autor do livro “Palavra de Roteirista” e professor de roteiro em vários projetos, incluindo a Escola de Cinema de Cuba - EICTV. Recebeu os prêmios de melhor roteiro no Festival do Rio 2017 (“Aos Teus Olhos”), APCA 2018 (“Gabriel e a Montanha” e “Sob Pressão”), Melhor Roteiro no Festival de Biarritz 2019 (“Sob Pressão”). Em 2018, Lucas foi eleito “Roteirista do Ano” pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas.

Luciana Vieira é graduada em Cinema e Audiovisual pela UFC e atua como produtora, roteirista e diretora. Foi co-roteirista e co-diretora das séries “Meninas do Benfica”, “Lana & Carol”, do telefilme “Guerra da Tapioca”  (Globoplay) e está atualmente em pré-produção do sitcom “Se Avexe Não” (EBC). Além disso, produziu a série “Identidade #Transvive” (EBC) e o documentário “As Cores do Divino” (Prime Vídeo). É também consultora de roteiros do Laboratório Cena 15 - Cinema do Porto Iracema das Artes desde 2018.

“Semana Modo On” - Debate sobre séries brasileiras
Data: 04 de Fevereiro de 2022