angle-left Iniciativa mobiliza jovens para retirar resíduos do litoral cearense

Sex, 10 Agosto 2018 18:42

Iniciativa mobiliza jovens para retirar resíduos do litoral cearense

Projeto Limpa Mar hoje conta com cerca de 50 pessoas que dedicam seu tempo para ajudar na preservação do meio ambiente. (Foto: Ares Soares)
Projeto Limpa Mar hoje conta com cerca de 50 pessoas que dedicam seu tempo para ajudar na preservação do meio ambiente. (Foto: Ares Soares)

A praia é uma das áreas de lazer mais democráticas. Esse limite geográfico entre a terra e o mar exerce um fascínio especial nas pessoas e mescla inúmeras atividades de lazer e esporte, passando pela economia e geração de emprego pelo turismo.

Mas, infelizmente não parece inspirar respeito ou mesmo responsabilidade em grande parte dos que moram, trabalham ou simplesmente frequentam as praias brasileiras. Esgoto e lixo se revezam como mazelas que a população produz e que mais detonam as praias no Brasil e mundo afora.

Mas, assim como há os que desprezam a natureza generosa, existem muitas pessoas preocupadas e dispostas a “arregaçar as mangas” para limpar a sujeira em mutirões. É o caso de Ycaro Belarmino, aluno de graduação da Unifor e criador do projeto Limpa Mar, que nasceu a partir de uma ideia de sua tia cujo objetivo era juntar tampinhas de garrafas pet e doá-las para o abrigo Lar Torres de Melo, que promove campanhas de coletas e, atingindo a meta estabelecida, conseguem trocá-las por cadeiras de rodas para os idosos assistidos pelo local.

A partir daí, Ycaro percebeu o potencial que uma ação em prol da preservação do meio ambiente tem e resolveu mobilizar seus amigos para criar o seu próprio projeto. Para a sua surpresa, foi grande a adesão e, assim, várias pessoas desconhecidas do seu ciclo de amizade manifestaram o interesse em também participar do projeto.

Percorrendo praias de Fortaleza, o grupo empenha-se em realizar a retirada de materiais plásticos, além de lixos orgânicos e vários outros resíduos que prejudicam o bem estar da natureza. Ycaro conta que em apenas uma das ações, o grupo conseguiu coletar mais de 30 quilos de material reciclável.

Hoje, o projeto conta com cerca de 50 integrantes e todo o material coletado é destinado para doações a catadores de materiais recicláveis. Ycaro acredita que, dessa forma, “além de contribuir com a limpeza das praias, também ajuda famílias carentes” que têm os materiais recicláveis como fonte de renda.

Para ele, é muito importante o papel que o projeto desempenha. “É uma coisa bem diferente, todo mundo ajuda um pouco, mesmo que seja somente coletando uma única garrafa. Acredito que toda ajuda é bem-vinda, pois só uma pessoa não consegue fazer esse trabalho tão especial sozinha”, relata.

Ycaro Belmino é um dos alunos que irão participar do projeto “Praia Linda, Praia Limpa”, ação realizada pela Fundação Edson Queiroz que ocorre no próximo dia 11 de agosto. A ação de educação ambiental será realizada nas praias da Barra do Ceará, Iracema, Futuro e Sabiaguaba, com a participação de alunos novatos da Unifor, sob orientação de professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de técnicos da Prefeitura de Fortaleza. A atividade faz parte da comemoração do Dia do Estudante.

A ação constará de coleta de resíduos sólidos recicláveis, como sacos, garrafas e copos plásticos e latinhas de cervejas e de refrigerantes, além de repasse de informações para a população sobre o descarte correto de materiais reaproveitáveis.