null Laboratório do NAMI recebe certificado de excelência de programa vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

Sex, 18 Novembro 2022 14:48

A certificação é conquistada após ensaios de proficiência de controle de qualidade externo realizados pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ)

Desde 2007, o NAMI recebe, anualmente, essa certificação, atestando a qualidade das análises processadas pelo laboratório (Foto: Ísis Rebouças)

O laboratório de análises clínicas do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebeu mais uma vez o certificado de excelência emitido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). A certificação foi emitida em conformidade com a avaliação anual de desempenho no Programa no período de outubro de 2021 a setembro de 2022.

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 302/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que rege o funcionamento dos laboratórios clínicos, estes devem assegurar a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados, por meio de controle interno da qualidade e controle externo da qualidade, via ensaios de proficiência. “Existem dois tipos de controle de qualidade: o interno, que fazemos diariamente no laboratório, e o externo, e para isso somos inscritos no PNCQ”, sublinha Walter Breno Freire, farmacêutico, responsável técnico pelo laboratório do NAMI.

O PNCQ é um programa de controle externo, elemento importante para a qualidade e exatidão dos laudos laboratoriais. Walter explica que o Programa envia amostras-controle de um ensaio de proficiência para serem analisadas pelos laboratórios registrados. “O programa consiste em um ensaio cego. Recebemos, mensalmente, um kit e tratamos essa amostra como sendo de um paciente. Depois que realizamos todas as análises, alimentamos uma plataforma do site do Programa e recebemos o resultado com o nosso percentual de acerto. Se, somados os resultados de todos os meses, conseguirmos um desempenho acima de 90% de acerto, somos contemplados com essa placa de excelência”, detalha.

Desde 2007, o NAMI recebe, anualmente, essa certificação, atestando a qualidade das análises processadas pelo laboratório. E, devido a esse desempenho, o laboratório do NAMI já está habilitado a solicitar o selo outro emitido pelo PNCQ, destinado aqueles que conquistam o certificado de excelência há dez anos ou mais.

“Essa certificação é muito importante para nós, pois garante para os nossos usuários a qualidade dos exames que são liberados pelo nosso laboratório” – Walter Breno Freire, farmacêutico, responsável técnico pelo laboratório do NAMI

Programa Nacional de Controle de Qualidade

O PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade – teve início em 1976, durante a realização do V Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Belo Horizonte – MG, onde foi distribuído a alguns laboratórios um soro liofilizado para determinadas dosagens em bioquímica. O PNCQ é o maior Provedor de Ensaio de Proficiência de porte nacional, representando o Brasil em diversas associações científicas internacionais, além de possuir uma considerável adesão de Laboratórios Clínicos, tanto nacionais quanto internacionais, que vem se processando continuamente. Participam do Programa 6.016 laboratórios do Brasil e de outros 15 países, entre eles Argentina, Espanha, Itália, México, Costa Rica e Uruguai.

O laboratório do NAMI processa cerca de 7 mil exames por mês, sendo os mais frequentes as dosagens de hormônio, hemograma completo, perfil lipídico, glicemia, sorologias e dosagem de vitaminas (Foto: Ísis Rebouças)

Sobre o laboratório do NAMI

O laboratório do NAMI atua no apoio diagnóstico de pacientes atendidos via SUS, com requisições de médicos do próprio Núcleo ou de médicos da rede pública de saúde, ou ainda por demanda espontânea, de forma particular ou por plano de saúde (Unimed Fortaleza). Na unidade são processados cerca de 7 mil exames por mês, sendo os mais frequentes as dosagens de hormônio, hemograma completo, perfil lipídico, glicemia, sorologias e dosagem de vitaminas.