null Orgulho Unifor: Paola Tôrres, a professora de Medicina por trás da Cordelteca

Qui, 1 Outubro 2020 14:45

Orgulho Unifor: Paola Tôrres, a professora de Medicina por trás da Cordelteca

Arte e saúde demarcam a docência exercida por Paola Tôrres, que relembra suas grandes contribuições à Universidade de Fortaleza

Trajetória de Paola Tôrres com a Unifor iniciou em 1995. Desde então, ela participou ativamente de projetos pioneiros, como a Cordelteca Unifor. (Fotos: Alex Campelo)

Médica, oncologista, hematologista, professora, artista e cordelista são algumas das muitas palavras que podem ser utilizadas em referência à Paola Tôrres, que é docente do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Pernambucana de berço e cearense de coração, sua trajetória se mescla à da instituição de maneira notável, com contribuições marcadas por pioneirismo – dentre elas, a implementação do próprio curso de Medicina e a criação de uma Cordelteca – e que a tornam um nome reconhecido dentro e fora da sala de aula.

A história dessa parceria teve início em 1995, quando, recém-chegada do Rio de Janeiro, onde fazia internato e a residência médica, foi convidada pela reitora Fátima Veras, na época diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), para participar da fundação do Laboratório de Imunologia. O espaço, pouco depois, daria início ao curso de Odontologia.

“Desde então venho trabalhando ininterruptamente”, conta a professora, destacando também participar da fundação do curso de Medicina, em que contribuiu com mapas curriculares e o planejamento inicial do curso. “Eu dei a aula inaugural da disciplina ‘História da Medicina’ e depois fui escolhida como professora da ‘Aula da Saudade’ da primeira turma a se formar na Universidade”, relembra ela, que permanece como docente do curso desde 2004, quando ele passou a ser ofertado pela Unifor.

Arte como perspectiva

Muito influenciada por Ariano Suassuna, de quem foi aluna em “estética de pensamento” durante sua juventude no sertão pernambucano, Paola carrega a arte consigo e a exala em sua abordagem enquanto médica e docente, atraindo o carinho dos alunos com seus cordéis. Por dominar essa perspectiva sensível de aprendizado, foi convidada em 2018 para ser atração do Mundo Unifor, onde apresentou o espetáculo “Andei Por Aí: narrativas de uma médica em busca da Medicina”. Um ano depois, o convite se repetiria.

Entretanto, um dos maiores destaques para a vida de Paola Tôrres no ano de 2019, e que consolida ainda mais sua marca na Universidade de Fortaleza, foi a criação da  Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel. Localizada dentro da Biblioteca Central do Campus, a Cordelteca enaltece a literatura de cordel como um dos principais expoentes da cultura nordestina e conta com mais de 1600 títulos. “Acredito que a criação da Cordelteca foi fundamental para que eu fosse indicada, este ano, a ocupar a cadeira 38 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel”, conta Paola. “Além de uma grande conquista para a Unifor, ela é, para mim, como cordelista e como artista, muito importante”.

Para a professora, um dos maiores trunfos da Unifor – e que a tornam tão receptiva – é o olhar diferenciado para as artes. “Acredito que a Unifor tem grande interseção na cidade, no Estado do Ceará, quiçá no país, com a questão das grandes exposições de arte. Isso é muito importante; é como se fosse um carimbo de qualidade na Universidade, pois quando pensamos em universidades, vem à mente o universo de possibilidades que elas guardam. A Unifor é, com esse campus belíssimo, uma casa das artes, dos ofícios, dos saberes e dos labores”.

No vídeo a seguir, Paola Tôrres apresenta a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel.