null Passeio Edson Queiroz: alternativa de lazer ao ar livre

Qua, 24 Fevereiro 2021 18:09

Passeio Edson Queiroz: alternativa de lazer ao ar livre

Iniciativa da Fundação Edson Queiroz é um respiro diante do vaivém da avenida Washington Soares

Passeio Edson Queiroz é uma opção para quem quer praticar atividades físicas ao ar livre (Foto: Ares Soares)

O campus da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, costumava ser aberto ao público em tempos pré-pandemia. Nele, os visitantes poderiam fazer piqueniques, passear de bicicleta e praticar esportes. O projeto de abertura do campus livre aos finais de semana visava promover mais um espaço de lazer e cultura aos moradores de Fortaleza. Entretanto, com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi necessário dar uma pausa na visitação. Mas não se preocupe! Ciente do seu compromisso perene em levar mais qualidade de vida aos fortalezenses, a Fundação Edson Queiroz tem outra alternativa de espaço ao ar livre para aproveitar.

O Passeio Edson Queiroz, fruto da parceria entre a Fundação Edson Queiroz, a Prefeitura de Fortaleza e o Departamento Estadual de Rodovias (DER/CE), fica localizado no canteiro central da Avenida Washington Soares. O espaço foi criado no dia 12 de abril de 2018, em comemoração aos 45 anos da Universidade de Fortaleza, e nesses quase dois anos de existência, serve de local para aqueles que desejam praticar atividades físicas, como caminhadas e passeios de bicicleta

Além de utilizar o Passeio para realizar exercícios físicos, o fortalezense pode apreciar as exibições dos Grupos de Arte da Unifor, como o Coral e o Grupo Mirante de Teatro. Essas apresentações fazem parte do Projeto Quinta com Arte, que busca levar a arte até o público no momento em que estão vedados eventos em lugares fechados, em razão da pandemia causada pela Covid-19. É importante ressaltar que o projeto funciona de uma maneira segura e  respeita todas as medidas preventivas de biossegurança.

Estrutura

A revitalização de um espaço público de uma cidade é de grande importância para a sua população. Pensando nisso, o Passeio Edson Queiroz é composto por quatro áreas de convivência, com 16 bancos de concreto, jardins, cinco elementos escultóricos metálicos com quatro metros de altura, que servirão de suporte para trepadeiras floríferas, além de uma fonte circular com vegetação central. A conhecida passarela da Avenida também recebeu intervenção de arte urbana.

A Fundação Edson Queiroz também brinda o público com o cultivo da flora nativa, a partir de vegetação arbustiva composta, em sua maioria, por plantas nativas do Ceará, formando conjuntos intercalados entre áreas sombreadas e abertas para tornar o percurso de pedestres e ciclistas mais agradável.