null Pesquisador egresso da Pós-Unifor publica livro sobre aplicação de inteligência artificial na pandemia

Sex, 2 Outubro 2020 18:09

Nauber Gois é egresso do Programa de Doutorado em Informática Aplicada e publica, em parceria com dois pesquisadores cearenses e um chinês, livro sobre o uso da tecnologia na pandemia de Covid-19.

Livro analisa eficácias e limitações do uso de inteligências artificiais na tomada de decisões (Imagem: Divulgação/Acervo Pessoal)

Uma consequência imediata da pandemia de Covid-19 foi o aumento de publicações científicas em torno do tema, pois seu impacto em diferentes áreas abriu espaço para muitas perguntas e debates. No ramo de ciências aplicadas e tecnologia, por exemplo, o uso de inteligência artificial e seus modelos preditivos (“SpringerBriefs”, em linguagem técnica) na tomada de decisões urgentes foi uma prática estudada por pesquisadores como Nauber Gois. Egresso do Programa de Doutorado em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, ele acaba de lançar um livro sobre o assunto.

Intitulado “Predictive Models for Decision Support in the COVID-19 Crisis” (“[Uso de] modelos preditivos para apoio à decisões na crise do COVID-19”, em tradução adaptada), a publicação é voltada, principalmente, para leitores dos setores de saúde e acadêmicos. Ela utiliza a situação global como estudo de caso para investigar as potencialidades acerca da inteligência artificial para o futuro, comparando suas eficácias e limitações.

“O livro foi feito a partir do conhecimento adquirido nas pesquisas que realizei durante a pandemia”, conta Nauber, que atua como Líder do Departamento de Inteligência Artificial da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE). “A Unifor teve um papel essencial na minha formação como pesquisador, tanto na parte teórica como na pesquisa aplicada, onde o incentivo às aplicações de pesquisa em problemas reais sempre fez o diferencial”.

Além de Nauber, participaram do livro os cientistas Alexandre Lobo, pesquisador cearense e professor na Universidade de Saint Joseph, em Macau, na China; Simon James Fong, pesquisador chinês e professor da Universidade de Macau; e José Xavier Neto, pesquisador da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE).

“A parceria foi importante no sentido de integrar as soluções desenvolvidas na luta contra a pandemia pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará com o apoio do programa liderado pelo pesquisador e cientista-chefe José Xavier Neto, e em conjunto com as práticas de pesquisa das Universidades participantes em Macau”, esclarece Nauber.

Ele finaliza destacando que os estudos que originaram o livro seguem em expansão: “É uma parceria que se estende inclusive para pesquisas ainda em desenvolvimento que contemplam diversas áreas, como a neurociência, e que auxiliam na obtenção de um diagnóstico”.