angle-left Plataformas da Unifor trazem conteúdo sobre o novo coronavírus

Seg, 6 Abril 2020 11:36

Plataformas da Unifor trazem conteúdo sobre o novo coronavírus

Notícias e dicas relacionadas ao assunto e à quarentena domiciliar podem ser encontradas em página especial e no Blog Saúde.


Plataformas digitais da Unifor tiram dúvidas, trazem conteúdos especiais e entrevistas (Foto: Pixabay)
Plataformas digitais da Unifor tiram dúvidas, trazem conteúdos especiais e entrevistas (Foto: Pixabay)

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a Universidade de Fortaleza vem acompanhando atentamente as medidas recomendadas de prevenção e os possíveis impactos que o novo cenário global trará durante e após o pico da pandemia. 

Tendo isso em vista, e reconhecendo seu compromisso de trazer informação à comunidade acadêmica e à população em geral, a Unifor, por meio de seu time de Comunicação e Marketing, implantou duas plataformas com conteúdos relevantes sobre o assunto: um portal próprio dedicado ao coronavírus, que conta com comunicados da Universidade e uma cobertura exclusiva de notícias, e o Blog Saúde, que traz novidades, descobertas, dicas e orientações diretamente de nosso Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“Num primeiro momento, quando o coronavírus ainda era uma realidade fora da nossa área de abrangência, a equipe de Comunicação da Unifor procurou a expertise de nossos professores e pesquisadores para informar e transmitir conhecimento sobre a pandemia que se instalava”, explica Virna Macedo, uma dos jornalistas responsáveis pelo portal unifor.br/coronavirus. “Na semana em que foi decretada a suspensão das atividades presenciais da Universidade, a página inicial do nosso site foi reorganizada para que os interessados encontrassem de forma imediata as informações necessárias. Todo o conteúdo foi então reunido em uma página criada especialmente para este fim”, salienta.

Conhecimento para todos

O portal, entretanto, não abriga apenas informes institucionais, apresentando conteúdos com diversos enfoques à pandemia do novo coronavírus, tais como sugestões de entretenimento, notícias quanto a atuação de pesquisadores da Unifor na campanha contra o vírus, entrevistas, dicas de cuidados com a saúde e o bem-estar, além de registros de doação de insumos, entre outros.

“Com a renovação da medida de suspensão das aulas presenciais até o dia 4 de maio, e com uma gama de notícias já publicadas em nosso site, mais uma vez reorganizamos tanto nosso ambiente virtual dedicado ao coronavírus, quanto a página inicial do site da Unifor, tendo em vista que agora o foco principal não é mais apenas informar sobre a suspensão da atividade presencial, e sim transmitir informações relevantes, dados concretos, e manter nossa comunidade a par das ações realizadas ou que podem ser realizadas dentro e fora da Universidade”, comenta Virna.

Em conclusão, ela conta quais serão os próximos passos da página: “Continuaremos esse trabalho durante todo o período de pandemia, e até depois dele, reorganizando as estratégias conforme novas situações surgirem, mantendo nossa missão de contribuir para o desenvolvimento humano por meio da formação de profissionais de excelência e da produção do conhecimento”.

Esclarecendo dúvidas

O Blog Saúde, por sua vez, foi lançado no último mês de fevereiro e surgiu como uma forma de ampliar os canais de comunicação dos cursos do Centro de Ciências da Saúde junto à comunidade acadêmica e ao público em geral. É um espaço pensado para trazer notícias sobre a produção científica realizada por professores e alunos dessa área, assim como para divulgar eventos e demais iniciativas da Universidade de Fortaleza com foco na temática da saúde.

“Com a chegada da pandemia ao nosso contexto local, vimos que o blog seria uma ferramenta de fundamental apoio para esclarecimentos sobre o novo coronavírus, trazendo conteúdo relevante e de qualidade. Em tempos de fake news, é um desafio para o público encontrar materiais confiáveis. Percebemos que a Academia tem muito a agregar nesse momento, esclarecendo dúvidas, conversando com especialistas e trazendo alternativas”, afirma Glêdson Araújo, jornalista responsável pela plataforma. O domínio para acesso é blog.unifor.br/saude.

A partir desses ambientes virtuais, atualizados diariamente, a Unifor segue oferecendo diferenciais para a rotina da sociedade na qual está inserida. A instituição demonstra que, ainda na atual situação, é essencial investir em meios que fortaleçam o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma que juntos consigamos ultrapassar grandes adversidades.

Equipe envolvida

Coordenado pelo jornalista Luiz Carlos de Carvalho, sob orientação da diretora de Comunicação e Marketing, Ana Quezado, o time de profissionais do núcleo de Jornalismo, além de Virna Macedo e Glêdson Araújo, conta para essa cobertura especial da Covid-19 com a colaboração das jornalistas Nathalia de Sá, Andreza Reis e Gustavo Nery e dos estagiários Brunna Veloso e Everton Lacerda.