angle-left Porque a Unifor é a melhor instituição privada do Norte/Nordeste

Qua, 23 Janeiro 2019 17:42

Porque a Unifor é a melhor instituição privada do Norte/Nordeste

Os cursos da Unifor se destacam entre os melhores do Brasil em todos os rankings (Foto: Ares Soares)
Os cursos da Unifor se destacam entre os melhores do Brasil em todos os rankings (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza foi eleita, em 2018, a melhor instituição privada do Norte e Nordeste no Ranking Universitário Folha – RUF,  pelo sétimo ano consecutivo.

O bom resultado reflete o padrão de qualidade em Ensino, Pesquisa e Extensão, com centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.

Outra medida que contribui diretamente para o desempenho é seu corpo docente, bem como o crescimento dos programas de pós-graduação.

O RUF, publicado desde 2012, considera parâmetros como qualidade do ensino, referência no mercado, inovação, aspectos associados à produção científica na pesquisa e à internacionalização.

A Unifor está em primeiro lugar entre as instituições privadas nas regiões Norte e Nordeste e 18ª do Brasil, quando avaliada na categoria “Mercado”, indicador baseado em entrevistas com profissionais de RH sobre as instituições nas áreas em que contratam.

Também é a melhor do Norte e Nordeste no quesito “Ensino”, que leva em conta a avaliação do Ministério da Educação (MEC), número de professores com Mestrado e Doutorado e nota do Enade. E está em segundo no item "Inovação", que considera o número de pedidos de patentes da universidade no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

A Unifor mantém o segundo lugar na avaliação de “Pesquisa”, que leva em conta aspectos como número de bolsistas CNPq, de teses e de publicações em revistas nacionais. Quando avaliada sob o critério “Internacionalização”, teve desempenho melhor que o RUF de 2017: subiu de quarto para terceiro lugar, no Norte e Nordeste.

Henrique Sá, Vice-Reitor de Ensino de Graduação da Unifor. Foto: Ares Soares.

"Aqui, temos um currículo que prepara para atender ao mercado e garante uma visão de futuro e antecipa tendências. O ensino não se restringe à sala de aula"

Henrique Sá, Vice-Reitor de Ensino de Graduação da Unifor

Lilia Sales, Vice-Reitora de Pós-graduação da Unifor (Foto: Ares Soares)

“A capacitação contempla várias áreas do conhecimento e envolve professores brasileiros e estrangeiros, com experiência de mercado, networking e vivência com problemas reais, aumentando o nível de capacitação”.

Lilia Sales, Vice-Reitora de Pós-graduação da Unifor

Campus Unifor

Auditórios, Biblioteca, Centro de Convivência, Núcleo de Atenção Médica, Clínicas Odontológicas, Parque Desportivo, Teatro, Espaço Cultural, Escritório para a Prática Jurídica, salas de vídeo,  empresas juniores, TV Universitária e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

Unifor no N/NE pelo RUF 2018

  • 196 universidades pesquisadas em todo o Brasil
  • 21 cursos da Unifor em destaque
  • 12 melhor universidade particular do Brasil
  • 85 porcento dos professores têm Mestrado ou Doutorado
  • 300 salas de aulas
  • 230 laboratórios especializados
  • 7.200 metros quadrados de área
  • 1.300 professores
  • 90.000 profissionais graduados em 45 anos