null Prefeitura de Fortaleza inaugura UPA Yolanda Queiroz dia 1º de junho

Qua, 30 Maio 2018 09:12

Prefeitura de Fortaleza inaugura UPA Yolanda Queiroz dia 1º de junho

A nova unidade de urgência e emergência vai funcionar em terreno de 4 mil m2 doado pela Fundação Edson Queiroz

O terreno foi doado em junho de 2016 pelo chanceler da Unifor, Airton Queiroz, em solenidade com a presença do prefeito Roberto Claudio (Foto: Ares Soares)

O prefeito Roberto Cláudio inaugura, nesta sexta-feira (1º), em terreno de 4 mil m2 doado pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, a Unidade de Pronto Atendimento Yolanda Queiroz (UPA-24h), às 9 horas, no Dendê, bairro Edson Queiroz.

A nova unidade, que amplia a Rede de Urgência e Emergência da capital, terá capacidade de atender cerca de 450 pacientes diariamente. O novo equipamento conta com salas de observação (adulto e pediátrico), sala de espera, consultórios, laboratório, salas de repouso, farmácia, salas de atendimentos, administração, banheiros, entre outros espaços.

Nos últimos cinco anos, a Rede de Urgência e Emergência de Fortaleza passou por uma ampla reestruturação com a entrega e funcionamento de cinco UPAs de gestão municipal, localizadas nos bairros Jangurussu, Cristo Redentor (Pirambu), Itaperi, Vila Velha e Bom jardim, além das seis UPAs com gestão do Governo do Estado. Cada unidade é responsável pelo atendimento de cerca de 10 mil pessoas por mês.

Doação

A doação do terreno aconteceu dia 30 de junho de 2016, durante a assinatura da ordem de serviço de construção do equipamento, em solenidade que contou com a presença do chanceler da Unifor, Airton Queiroz, além da reitora, professora Fátima Maria Fernandes Veras. Também participaram do ato vice-reitores, professores e funcionários da Instituição, bem como o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, vereadores e secretários municipais.

Na ocasião, o chanceler Airton Queiroz, falecido em 2017, declarou que a construção da UPA vinha ao encontro de uma reivindicação antiga da comunidade do Dendê: “quando o prefeito Roberto Cláudio me disse que queria construir uma UPA no bairro Edson Queiroz, eu lhe perguntei: por que não construir no Dendê?”. O prefeito aquiesceu à sugestão e a Fundação Edson Queiroz resolveu doar para a construção do equipamento um terreno localizado em frente à Escola de Aplicação Dona Yolanda Queiroz, instalada no campus da Unifor e que beneficia crianças e jovens da comunidade do Dendê.

Funcionamento da UPA

Fortaleza hoje possui uma rede com onze unidades, seis das quais administradas pelo Governo Estadual, além do atendimento de emergência nas unidades hospitalares, a exemplo dos Frotinha, Gonzaguinhas e Instituto Dr. José Frota.

O funcionamento das UPAs acontece sete dias por semana, 24 horas por dia, prestando atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade, sem agendamento. Os usuários são acolhidos e classificados conforme a gravidade do caso, seguindo o protocolo de Manchester, que orienta a utilização das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul para organizar a prioridade dos atendimentos. Após a classificação, o usuário é direcionado ao médico. Entre os atendimentos realizados nas UPAs, 98% dos casos são solucionados na própria unidade.

A população pode procurar as UPAs quando apresentarem dores de cabeça forte, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, formigamento no rosto (boca torta), engasgo (adultos e crianças), crise dos nervos, sangramento sem motivo, desmaios, envenenamento, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.

Inauguração da UPA Yolanda Pontes Vidal Queiroz
Data: 1º de junho de 2018 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Avenida do Contorno s/n – Dendê (ao lado da Unifor, entre o Bloco Z e o Tribunal de Contas da União)