angle-left Prefeitura de Fortaleza realiza primeiro simulado da Academia Enem 2018 na Unifor

Sex, 1 Junho 2018 18:04

Prefeitura de Fortaleza realiza primeiro simulado da Academia Enem 2018 na Unifor

A avaliação acontece nos dias 3 e 10 de junho e irá obedecer todas as regras do Exame Nacional do Ensino Médio.


O simulado oferece aos participantes a oportunidade de testarem seus conhecimentos ao mesmo tempo que se preparam para o Enem (Foto: Agência Brasil)
O simulado oferece aos participantes a oportunidade de testarem seus conhecimentos ao mesmo tempo que se preparam para o Enem (Foto: Agência Brasil)

A Universidade de Fortaleza sediará o primeiro simulado da Academia Enem 2018. O exame é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadora Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), e acontecerá nos dias 3 e 10 de junho

A Unifor tem sido parceira do programa Academia Enem, colocando à disposição dos alunos participantes estande com material de orientação profissional, a fim de orientar os estudantes sobre qual carreira seguir no ensino superior, além de disponibilizar material didático e físico para a realização dos simulados. 

A ação objetiva oportunizar os participantes a testarem seus conhecimentos ao mesmo tempo que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado nos 4 e 11 de novembro de 2018. Além disso, o simulado é uma forma de acompanhar o desempenho dos jovens que participam de 30 encontros ao longo do ano para se preparem para a avaliação. 

O simulado estará de acordo com os novos critérios do Enem. A abertura dos portões aos participantes inicia às 11h, seguindo até o fechamento às 13h. A prova começará às 13h e irá até às 19h, no primeiro dia (03/06) de aplicação, em função da prova de redação, e 18h30 no segundo dia (10/06). Clique aqui para consultar o local de prova. 

Só será permitido a participação no exame de alunos que estejam munidos com documento oficial com foto, carteira do Academia Enem e caneta esferográfica preta de tubo transparente. É recomendado pela organização que o aluno leve água e lanche para consumir durante a realização do exame.

Para a presidente da Comissão do Processo Seletivo Unifor, Janine Braga, a avaliação em forma de simulado é importante para o aluno avaliar o seu potencial antes do Enem.“Eles terão a chance de saber quais áreas estão com dificuldade e quais estão indo bem, dessa forma poderão direcionar seus estudos de forma mais adequada antes do Enem”, declara. 

A professora destaca a importância da experiência para os alunos. “A prova será aplicada tal qual a prova do Enem, isso será importante para medir esforço físico e mental, além do horário de saída de casa e entrada na Instituição, tudo para que em novembro eles realizem o exame da melhor forma”, afirma. 

O primeiro dia de simulado (03/06) terá questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e Suas Tecnologias. No segundo dia (10/06), os candidatos responderão questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Academia Enem

O Academia Enem é um projeto ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria de Juventude. O programa é voltado para a orientação e preparação de jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares em geral. As aulas do curso acontecem aos fins de semana, no Ginásio Paulo Sarasate. 

Processo Seletivo Unifor 2018 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo Unifor 2018.2. Será aceito como critério de seleção o uso da nota do Enem de 2014 a 2017, contanto que o candidato não tenha zerado nenhuma prova objetiva, nem a Redação, e tenha obtido desempenho mínimo igual ou superior a 500 pontos para os cursos de Bacharelado e 450 pontos para os cursos de Graduação Executiva. As inscrições estão abertas e não é cobrada taxa de inscrição.