null Professor português Sampaio da Nóvoa é convidado para palestra aos docentes da Unifor

Reitor honorário da Universidade de Lisboa é o convidado do Encontro Pedagógico Integrado no dia 24 de fevereiro.

Sampaio da Nóvoa foi candidato independente às eleições presidenciais portuguesas em 2016. Foto: Divulgação

No próximo dia 24 de fevereiro, às 8h, a Unifor promove, no Ginásio Poliesportivo, mais um Encontro Pedagógico Integrado, destinado aos docentes da Instituição. Nesta edição, será abordado o tema “A terceira margem do rio: o professor e seus novos contextos”, pelo palestrante convidado António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, professor e reitor honorário da Universidade de Lisboa.

O evento tem como objetivo incentivar os professores a participar ativamente na inovação educacional e na melhoria contínua da educação e do ensino, mobilizando e adquirindo novas competências relativas ao trabalho docente, contando sempre com profissionais de renome nacional na área de formação docente e para o ensino superior. Os encontros pedagógicos integrados fazem parte do Programa de Formação Docente da Unifor e tem como público-alvo todos os professores de Graduação e Pós-graduação da Instituição.

Para Alessandra Alcântara, assessora da Vice-Reitoria de Graduação da Unifor, é de suma importância que os professores sempre se atualizem porque a educação é algo muito flexível e contextualizada, portanto, não podem ficar parados no tempo. “Colocando como exemplo um médico quando vai para o congresso, ele busca atualização, então os professores também têm que buscar atualizações na nossa área. Se os nossos alunos não podem parar no tempo, os professores devem buscar se atualizar ainda mais”, relata.

Sobre o palestrante
Sampaio da Nóvoa é um professor universitário português, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade. É autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada, e formação de professores.

Em 2014, esteve no Brasil numa missão internacional da UNESCO junto do governo brasileiro e como professor visitante na Universidade de Brasília (UNB), da qual é Doutor Honoris Causa desde junho de 2015. Para além de inúmeras colaborações regulares nos programas de doutoramento de universidades estrangeiras como a de Barcelona, Genebra, Montreal, São Paulo, entre outras, foi professor convidado da Universidade de Wisconsin-Madison (1993/94) e da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2002). Em 1995, foi investigador visitante, durante um semestre, do Institut national de recherche pédagogique da Universidade de Paris V (Paris Descartes) e, em 2001, da Universidade de Oxford.

É reitor honorário da Universidade de Lisboa, desde fevereiro de 2014. É diretor da iniciativa Políticas Públicas ULisboa, desde setembro de 2014 a abril de 2015. É membro do Conselho das Ordens Honoríficas de Mérito Civil e, desde 24 de julho de 2008, académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, na classe de Letras, de Filosofia, Psicologia e Ciências da Educação. É Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve desde Maio de 2015.

Sampaio da Nóvoa foi candidato independente às eleições presidenciais portuguesas de janeiro de 2016, tendo recebido apoio de partidos de esquerda, personalidades portuguesas e acadêmicos. O eleito foi Marcelo Rebelo de Sousa.

Serviços

Data: 24 de fevereiro de 2018
Local: Ginásio Poliesportivo da Unifor
Público-alvo: todo corpo docente da Universidade