angle-left Professores da Unifor participam do Pint Of Science em Fortaleza

Professores da Unifor participam do Pint Of Science em Fortaleza

Dois pesquisadores da Unifor participarão de bate-papos descontraídos sobre ciência, que acontecerão de 14 a 16 de maio


O professor Kaio Tavares falará sobre as pesquisas na área de genética e biotecnologia animal (Foto: Ares SOares/Unifor)
O professor Kaio Tavares falará sobre as pesquisas na área de genética e biotecnologia animal (Foto: Ares SOares/Unifor)

Os médicos Antonio Silva Lima Neto e Kaio César Simiano Tavares, professores da Unifor, participarão da primeira edição do Pint Of Science no Ceará. O evento é um festival mundial de divulgação científica, quando pesquisadores têm um bate-papo descontraído com o público em bares da cidade sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e o futuro dos alimentos. A realização em Fortaleza é da Embrapa, com apoio da Unifor e da UFC.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade de o público conversar com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência. 

A programação completa está disponível no site www.pintofscience.com.br. Não há necessidade de inscrição prévia e o participante pagará apenas pelo que consumir no espaço.

Programação

O médico Lima Neto será um dos palestrantes do primeiro dia de programação do Pint Of Science, dia 14 de maio, a partir de 19h30, no Cantinho do Frango. O tema a ser abordado é "Saúde e Violência nas Cidades Invisíveis de uma Metrópole". A fala deve analisar como se distribuem espacialmente doenças e agravos nos bairros e assentamentos precários da capital cearense, iluminando as múltiplas realidades que cabem numa metrópole desigual e violenta.

Já o pesquisador Kaio Tavares participa do último dia do ciclo de falas que o Pint Of Science traz a Fortaleza, em 16 de maio, a partir de 19h30, no Boozer’s Pub. Ele falará sobre "Recortando e colando o DNA com CRISPR: como essa técnica pode revolucionar o nosso futuro". A abordagem apresentará como a exploração da ferramenta CRISPR/Cas9 tem propiciado avanços significativos na área da saúde. Essa tecnologia permite a manipulação precisa de sequências de DNA, possibilitando, por exemplo, a correção de mutações que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças.

Sobre os pesquisadores

Lima Neto é professor do curso de Medicina da Unifor e gerente da célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Médico com Residência em Medicina Preventiva e Social (ENSP/Fiocruz-RJ), Mestrado em Epidemiologia Ambiental e Políticas (LSHTM- University of London) e Doutorado em Saúde Coletiva (UECE), com experiência profissional e acadêmica no campo da Vigilância em Saúde, Educação Médica e Epidemiologia da Violência e Arboviroses.

Kaio Tavares possui graduação em Medicina Veterinária (2008) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestrado em Ciência Animal (2011) pela UDESC e Doutorado em Biotecnologia (2015) pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), com período sanduíche no Instituto Roslin (University of Edinburgh, UK). Tem experiência nas áreas de biologia molecular, biologia celular, genética e biotecnologia animal. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor.