null Programa de Monitoria Acadêmica transforma experiências de ensino em perspectivas profissionais

Seg, 30 Novembro 2020 14:59

Iniciativa da Universidade de Fortaleza possibilita diversas oportunidades de crescimento acadêmico, científico e profissional. Confira depoimentos de alunos que mudaram sua visão sobre o futuro pela monitoria.

Programa ajuda alunos a desenvolverem competências ao incentivar o processo ensino-aprendizagem. (Foto: Ares Soares. Imagens realizadas em 2018)

Quando inicia uma graduação na Universidade, o(a) estudante depara-se com um mundo de possibilidades ao longo de sua formação. A monitoria acadêmica é um desses caminhos e contempla tanto a jornada científica como apresenta diversas perspectivas profissionais para o aluno, podendo ser um momento de mudança e evolução para quem busca novas visões sobre o futuro.

O Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, auxilia os estudantes nesses primeiros passos a serem seguidos dentro da experiência de monitoria na Universidade. Ajudando a desenvolver competências relacionais com seus pares e professores e incentivando o processo ensino-aprendizagem, o Programa ainda favorece o discente na execução de projetos de vida acadêmica e pesquisa científica.

Conversamos com dois alunos-monitores que participam do Programa e eles dividiram suas experiências de transformação vividas desde que iniciaram no mundo da monitoria acadêmica. Confira a seguir.

Portas para a docência

Adriana Gonçalves, 21 anos, é monitora e aluna do 3º semestre do curso de Comércio Exterior e acredita que o Programa de Monitoria Acadêmica é capaz de abrir diversas oportunidades para o estudante. Ela afirma que, diferente do que muitos pensam, a monitoria é uma experiência engrandecedora não só para futuros professores, mas também para profissionais de todas as áreas de conhecimento.

“Ao nos aproximar da sala de aula, essa experiência nos prepara não apenas para sermos excelentes professores, mas nos dá mais desenvoltura para falar em público em qualquer situação”, pontua Gonçalves. A estudante ainda mostra que “esse programa é uma ótima porta de entrada para aqueles que desejam se aprofundar na pesquisa acadêmica, visto que temos a oportunidade de escrever um artigo científico para o Encontro de Iniciação à Docência”.

Vivenciar a monitoria fez Adriana sair de sua zona de conforto ao se desafiar diariamente na busca de novas formas de engajar os alunos no Programa e auxiliá-los na compreensão do conteúdo da disciplina. “Apesar das dificuldades enfrentadas no meio do caminho, não há nada mais gratificante do que conseguir ajudar alguém a aprender”, compartilha ela.

Praticando a profissão

Aos 23 anos e aluno do 9º semestre do curso de Medicina, Lucas Saboia está sendo monitor pela segunda vez e se sente orgulhoso por tal feito. “Vejo que isso engrandece muito na prática pois em algumas matérias, como dei aula e vivenciei de forma mais aprofundada, eu domino mais o conhecimento na prática clínica em hospitais e isso é enaltecedor para qualquer monitor”, conta ele.

Nos quesitos de vivência e amadurecimento, Saboia diz que sua participação no Programa foi, de fato, relevante pois realizou suas primeiras publicações e desenvolveu experiência junto aos professores. Ele relata que isso facilitou bastante a produção de artigos e outros trabalhos fora da Universidade. “Além de que a monitoria na Medicina engrandece bastante o currículo acadêmico [do aluno] para depois fazer uma especialização”, acrescenta o estudante.

Lucas ainda declara ser grato a seus orientadores por terem lhe proporcionado experiências e conhecimentos diferentes, admitindo que a monitoria mudou sua visão em relação ao papel do docente no processo de educação: “Às vezes, como aluno, você vê o professor somente como um transmissor de informações e aprendizado. Quando você está vivenciando aquele momento de dar aula, percebe que não é só jogar a informação de qualquer jeito: tem que pensar em como vai ensinar aquela matéria e tem todo um planejamento por fora”.

Inscrições para monitoria

O Programa de Monitoria Acadêmica lançou na última sexta-feira, 27 de novembro, o edital para docentes dos Centros de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG), da Saúde (CCS) e Tecnológicas (CCT) inscreverem suas disciplinas . As inscrições para os alunos acontecem de 22 de dezembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021, pelo Unifor On line.