angle-left Projeto “Tarde com Arte” abre temporada em outubro com transmissão virtual

Ter, 29 Setembro 2020 14:39

Projeto “Tarde com Arte” abre temporada em outubro com transmissão virtual

Contação de histórias ao público infanto-juvenil estreia programação especial no “mês das crianças”. A transmissão acontece aos sábados, às 16h, pelas redes sociais da Universidade de Fortaleza.

O primeiro episódio da nova temporada do
O primeiro episódio da nova temporada do "Tarde com Arte" será transmitido no próximo sábado, 03 de agosto, às 16h, pelo canal do YouTube UniforComunica e pela TV Unifor, canal 181 da NET. (Foto: Ares Soares)

O projeto “Tarde com Arte” da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, estreia virtualmente sua nova temporada de apresentações. As contações de histórias voltadas ao público infanto-juvenil acontecerão nos sábados do mês de outubro, com o primeiro episódio sendo transmitido no próximo dia 03, às 16h, pelo Youtube e Facebook e pela TV Unifor (canal 181 da NET).

Coordenadora do projeto, Hertenha Glauce pontua que a ideia de exibir o “Tarde com Arte” de forma virtual se deu a partir da pandemia e da não-possibilidade de se aglomerar, “porque o teatro pressupõe aglomeração. Quanto maior o público, melhor para os atores, melhor para o próprio teatro”. Vendo a transmissão como alternativa para uma vivência artística segura, o projeto elaborou uma programação especial para o “mês das crianças”.

Hertenha diz que “é muito difícil para uma criança passar seis meses dentro de casa sem ter esse contato, sem correr, sem pular, sem brincar”. Por isso, o foco do projeto está em levar atividades culturais para suprir um pouco dessa carência por se estar isolado em casa.

Arte na pandemia

Realizado pelo Grupo Mirante de Teatro, o “Tarde com Arte” acontece tradicionalmente no Espaço Cultural Unifor e propõe interações com o público durante a interpretação de histórias que tratam, de maneira lúdica, sobre diferentes artistas e suas obras em exposição. Devido às novas medidas de biossegurança e distanciamento social, o projeto encontrou maneiras não-presenciais de levar cultura a todos.

Hertenha explica que, neste processo de descoberta, eles foram se adequando à situação para não deixar as atividades de lado. “A partir do momento que a gente para para criar, inventar, refazer, reescrever nossos processos dentro do grupo, a gente vai se reinventando, e isso também vai nos salvando nesse período pandêmico”, revela.

Desde março, o Grupo Mirante começou a produzir uma série de atividades no ambiente virtual para levar arte para todos. Dentre as ações realizadas estão a Quarentena Cultural, a contação de histórias em podcasts, a exibição da Mostra Repertório Virtual e o projeto mais recente: Traços que Conto.

Projeto “Tarde com Arte”
Aos sábados de outubro, às 16h
Transmissão pelo YouTube , Facebook e pela TV Unifor (canal 181 da NET).

TARDE COM ARTE ‒ Programação de outubro/2020

1. O Pescador de Histórias (Inspiração: Raimundo Cela)

Atuação: Ivan Lourinho
Direção e Produção: Hertenha Glauce