angle-left Projeto “Tarde com Arte” traz fantasia ao Espaço Cultural Unifor

Qui, 30 Abril 2020 17:43

Projeto “Tarde com Arte” traz fantasia ao Espaço Cultural Unifor

Desenvolvida pela Grupo Mirante de Teatro, a iniciativa mescla obras de arte com contação de histórias e encanta famílias há mais de três anos.


Você já se perguntou qual história uma obra de arte carrega? Como era a vida do artista ou o que ele estava pensando quando a criou? O que esse artista admirava ou estudava? Talvez algumas dessas perguntas encontrassem respostas se um personagem próximo a esse universo compartilhasse um pouco da narrativa que está por trás pinceladas, levando os ouvintes a embarcar naquilo que ele conta. Essa é uma fantasia que o projeto “Tarde com Arte” torna realidade.

Realizada pelo Grupo Mirante de Teatro, trupe de artes cênicas da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a iniciativa, que é gratuita e aberta ao público, explora as potencialidades do Espaço Cultural Unifor, transformando-o em um palco para contação de histórias e encantando famílias com muita criatividade, sensibilidade, conhecimento e, sobretudo, arte. 

Trazendo um encantamento que remete à narrativas fantásticas, o projeto teve início em janeiro de 2017 e perdura há cinco temporadas. Em formato de circuito, as performances costumam ocorrer aos sábados, quando cerca de dois ou três atores ficam posicionados diante de obras em diferentes pontos do Espaço Cultural, e cada um realiza uma contação de histórias por aproximadamente 15 minutos. Assim, é possível ouvir mais de uma história por visitação.

Destinada às famílias, a programação é rica em conteúdo sobre a história da arte: são apresentadas, em linguagem lúdica, as trajetórias de importantes artistas plásticos nacionais e internacionais, assim como estimadas obras de arte que fazem parte do acervo do Espaço. “O objetivo principal do ‘Tarde com Arte’ é aproximar o público, em especial o infanto-juvenil, das obras de arte e dos artistas que estão expostos no Espaço Cultural Unifor. É uma responsabilidade imensa, pois consiste em um projeto de contação de histórias, e essas histórias podem ser tanto biográficas como fictícias”, explica a professora Hertenha Glauce, coordenadora do Grupo Mirante

De forma mais detalhada sobre o assunto, ela conta: “São histórias biográficas quando tratam do artista ou da história daquela obra de arte, e fictícias quando a própria obra nos suscita narrativas. Vamos então as criando, de forma que seja possível contar um pouco sobre a obra ou nossa visão sobre ela. Ele é uma das coisas mais bonitas que eu já fiz em toda a minha carreira profissional”. 

Os olhos dos pequenos (e também dos maiores) já brilharam diante de histórias envolvendo a vida ou criações de Sérvulo Esmeraldo, Tarsila do Amaral, Raimundo Cela, Cândido Portinari, Antonio Bandeira, Anita Malfatti, Santos Dumont e outros grandes nomes, além de uma introdução ao movimento Modernista de arte. 

“O Espaço Cultural tem um acervo deslumbrante, riquíssimo, gigante, e que nos dá uma infinita possibilidade de contar histórias. Quanto mais a gente escreve e conta histórias nele, mais vontade a gente tem de fazer”, destaca a coordenadora do grupo teatral. Mesmo com o Espaço temporariamente fechado como prevenção ao avanço do novo coronavírus, a promessa é de que o “Tarde com Arte” apresente grandes novidades em breve: “A sensação é de que o projeto vai durar para a vida toda. Nós o amamos profundamente”, finaliza Hertenha Glauce.