null Rede Odonto Covid compartilha informações sobre a Covid-19 com profissionais da Odontologia

Seg, 24 Maio 2021 11:33

O principal objetivo do projeto, que conta com a participação da Unifor, é divulgar informações científicas relevantes sobre o novo coronavírus.

A Dra. Eveline Turatti é professora do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza e participa do projeto Rede Odonto Covid. (Foto: Ares Soares)

A professora Dra. Eveline Turatti, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, participa do projeto Rede Odonto Covid, que tem o objetivo de elaborar uma rede de comunicação entre alunos e outros profissionais da área, para disseminar informações científicas sobre a prevenção ao vírus transmissor de Covid-19, além de atitudes que devem ser implementadas na prática clínica para minimizar os riscos de contaminação pela doenca. A iniciativa foi idealizada e implementada pela cirurgiã-dentista Karem Lopez Ortega, professora de Patologia Oral e Maxilofacial da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a professora Eveline Turatti, “o principal desafio do projeto é conseguir passar informações com evidências científicas em linguagem acessível aos colegas dentistas e demais profissionais da odontologia, principalmente os que estão no início da cadeia de atendimento, seja em serviços públicos, privados ou em seus consultórios”. Além disso, a importância da Rede Odonto Covid reside em dois aspectos principais: primeiro, a chance de poder fazer o conhecimento chegar a pessoas que estão fora do meio acadêmico. “Isso hoje é fundamental para as pessoas entenderem que a ciência é essencial para a formação do conhecimento, mas as informações devem ser passadas numa linguagem acessível, que atinja o maior número de pessoas”, explica Eveline.

Quanto ao segundo aspecto, ela indica que foi “a possibilidade de trocar informações com colegas de todo o país, além da chance de estudar sempre um pouco mais”. A escolha do Instagram como meio de divulgação foi devido ao seu atual amplo alcance para um grande número de pessoas, de maneira objetiva e prática.

Uma das maiores dificuldades do projeto é lidar com pessoas negacionistas em relação à pandemia, mesmo sendo profissionais da saúde. De acordo com a professora, “temos de divulgar ao máximo informações baseadas em evidências científicas, mas a linguagem tem de ser acessível a quem não pertence ao meio acadêmico. Informações que circulam somente entre pesquisadores deixam de cumprir seu papel de relevância para a sociedade como um todo”, ressalta.

Com o objetivo de compartilhar informações, os profissionais se reúnem periodicamente de maneira online para compartilhar experiências e discutir pontos importantes a serem abordados pelo projeto. De acordo com a Dra. Eveline, nessas reuniões são discutidos assuntos como cronograma de postagens e os assuntos que cada participante vai abordar na sua semana, para publicar no perfil do projeto do Instagram @redeodontocovid, que conta com apoio de duas monitoras da disciplina de Propedêutica Clínica 3.

A professora Eveline Turatti, que possui 23 anos de docência, informa que a coordenação do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza gostou bastante de saber que tem um dos professores envolvidos no projeto, por considerar primordial o compartilhamento de informações científicas, principalmente em tempos de pandemia.