angle-left Revista Unifor: Edição 2021.1 debate sobre os efeitos da pandemia e o futuro em diversas áreas

Sáb, 9 Janeiro 2021 15:20

Revista Unifor: Edição 2021.1 debate sobre os efeitos da pandemia e o futuro em diversas áreas

Inteiramente online, a nova publicação traz a Covid-19 como pano de fundo para discussões em torno das mais importantes áreas do conhecimento


A Revista Unifor é mais um produto editorial da Diretoria de Comunicação e Marketing voltado para a produção de conteúdo científico e acadêmico (Foto: Divulgação)
A Revista Unifor é mais um produto editorial da Diretoria de Comunicação e Marketing voltado para a produção de conteúdo científico e acadêmico (Foto: Divulgação)

A pandemia ainda não acabou. Os efeitos dela permanecem na nossa sociedade, gerando mudanças significativas no mercado de trabalho, na arte, no meio ambiente e em muitos outros setores; e, assim, afetando a produção e assimilação do conhecimento em diversas áreas. Ciente deste cenário, a mais nova edição da Revista Unifor, publicação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, chama especialistas para debater o futuro com a Covid-19 como pano de fundo.

“Opção nossa de despejar apontamentos sobre o antes e o agora, buscando projetar sobre 2021 um novo propósito, uma nova maneira de estar no mundo”, diz Fátima Veras, reitora da Unifor, ao convidar a comunidade acadêmica e a sociedade para ler a revista. Esta é a segunda edição, em toda a história da Revista Unifor, a ser publicada inteiramente online.

A preocupação em como as informações são produzidas, expostas e interpretadas está na matéria de capa “Conhecimento em tempos de pandemia”, que abre a edição e puxa a lista de reportagens. As páginas apresentam os esforços da Universidade de Fortaleza no combate ao novo coronavírus, trazendo detalhes do edital de estímulo a projetos de pesquisa, lançado em meados do ano passado, e das iniciativas de colaboração adotadas por alunos da Pós-Unifor

Nas reportagens, também se encontram reflexões sobre o futuro da educação e de como os estudantes deverão se aperfeiçoar neste novo contexto; as latentes preocupações com o meio ambiente na retomada das atividades econômicas; e uma análise sobre como as atividades artísticas se desenvolveram em um ano com meses inteiros de isolamento social.

A nova publicação da revista traz ainda uma entrevista exclusiva com Natália Pasternak, doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência, em que compartilha sua visão sobre diversos assuntos relacionados diretamente à Covid-19.

Acessando aqui, você confere todo o conteúdo.