angle-left TRE-CE recebe apoio da Unifor na divulgação sobre títulos desatualizados

Ter, 2 Outubro 2018 17:09

TRE-CE recebe apoio da Unifor na divulgação sobre títulos desatualizados

O TRE disponibiliza o serviço de atendimento Disque Eleitor pelo telefone 148. (Foto: Divulgação)
O TRE disponibiliza o serviço de atendimento Disque Eleitor pelo telefone 148. (Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) conta com parcerias para divulgar aos eleitores os impactos do rezoneamento realizado em Fortaleza. Nesta semana, mais um apoio foi conquistado. A Universidade de Fortaleza (Unifor), segundo maior local de votação da Capital, anunciou que encampará ações para auxiliar o TRE-CE, tanto na informação prévia, como no dia da votação.

Situação

Após determinação do Tribunal Superior Eleitoral, o TRE-CE realizou rezoneamento, que extinguiu 18 zonas eleitorais do interior e remanejou 4 para Fortaleza. A medida impactou eleitores de 29 municípios que tiveram alterados os números da zona e da seção. Os títulos de 753.344 eleitores estão desatualizados.

Em Fortaleza, são 490.791 títulos com número da zona e seção antigos. Desse total, 8.778 eleitores votam na Unifor, que recebe ao todo 11.782 cidadãos no dia da eleição. Essa incorreção pode atrasar a localização da seção e causar dificuldades na votação.

Reunião

O corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Máximo, e a juíza eleitoral da 112ª Zona, Jacinta Inamar Franco, reuniram-se, no dia 13/9, com o vice-reitor de administração da UNIFOR, José Maria Gondim. Os magistrados expuseram a questão e o vice-reitor se mostrou sensível e receptivo aos pleitos apresentados.

Ficou definido que a 112ª Zona Eleitoral terá à sua disposição o laboratório de informática da Unifor para a instalação de central de informação e um núcleo de atendimento no hall do bloco D. Além disso, o estacionamento também será disponibilizado para as equipes de trabalho.

A Unifor concordou ainda em reforçar a segurança no local e auxiliará a Zona Eleitoral também com a produção de material de divulgação para distribuição e afixação em locais de grande circulação de pessoas.

Recomendação da Justiça Eleitoral

Os eleitores cearenses devem confirmar a seção onde votam com antecedência, para isso o TRE indica as seguintes soluções: e-Título, Dique Eleitor (148), 2ª via do título, e consulta ao Portal do TRE na internet (www.tre-ce.jus.br). 

e-Título

Uma das maneiras de resolver a situação é baixar o aplicativo e-Título. A novidade traz os dados atualizados sem a necessidade de obter uma segunda via do documento nos postos de atendimento presenciais.

Basta baixar o app, disponível para iPhone(iOS), smartphones (Android) e tablets. Ele apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais.

2ª Via do título

Quem preferir ter o documento físico deve se dirigir, em Fortaleza, à Central de Atendimento ao Eleitor (Avenida Almirante Barroso, 601 - Praia de Iracema) e, no interior do Estado, ao cartório eleitoral da sua zona, portando documento de identidade, e solicitar uma segunda via do título, até o dia 27 de setembro.

Disque Eleitor e Portal

O TRE disponibiliza o serviço de atendimento Disque Eleitor pelo telefone 148 (válido para fixos e celulares com créditos válidos) para dúvidas, esclarecimentos ou consulta sobre seção e local de votação.

Através do portal do TRE na internet, o eleitor também poderá consultar seu local de votação e seção, bastando informar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.