null Unidade de Atendimento Veterinário gera aprendizado e oferece serviço à comunidade

Ter, 22 Dezembro 2020 14:50

Equipamento da Universidade de Fortaleza é local de prática para alunos do curso de Medicina Veterinária e terá atendimentos abertos ao público em 2021.

A Unidade se divide em três blocos, sendo dois clínicos e um cirúrgico, dispostos estrategicamente à prática acadêmica. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, inaugurou no segundo semestre de 2020 seu mais novo equipamento: a Unidade de Atendimento Veterinário (UAV). Instalado no campus Rosa Cordeiro, o local é mais um dos ambientes de prática para os alunos da graduação em Medicina Veterinária, onde poderão experienciar aprendizados com diversas espécies de animais.

Montamos uma estrutura moderna, dentro dos padrões exigidos para a realização de consultas e cirurgias, determinados pela legislação vigente”, explica a professora Marília Taumaturgo, coordenadora do curso. “A medida que o atendimento se iniciar, nós, como comunidade de ensino, podemos nos tornar referência no atendimento e em procedimentos cirúrgicos de qualidade”, acrescenta.

Todos os atendimentos serão realizados mediante agendamento com horário marcado, evitando assim aglomerações e priorizando a construção do conhecimento do aluno. “É um atendimento com intuito de aprendizado, um instrumento de ensino. Claro que sempre focando no bem-estar do animal e no atendimento à sociedade”, pontua Taumaturgo.

A Unidade se divide em três blocos, sendo dois clínicos e um cirúrgico, dispostos de forma estratégica para garantir os fluxos dentro do ambiente de saúde. Um dos prédios funciona para atendimento clínico de animais de companhia, e outro para atendimento clínico de animais de produção.

No terceiro prédio, o central, há quatro centros cirúrgicos: três deles voltados para animais domésticos e um para animais de produção (bovinos, equinos, suínos etc), além de laboratórios e diagnóstico por imagem. Todos os espaços dispõem de instalações adequadas para os serviços e cumprem as normas e regulamentações exigidas para a realização das atividades.

Estudo na prática

Um dos principais benefícios que a Unidade de Atendimento Veterinário traz para a formação do novo profissional é a de que ele irá vivenciar as atividades de um médico veterinário no decorrer de sua graduação. A coordenadora explica, no entanto, que os estudantes de semestres iniciais não participarão de atividades clínico-cirúrgicas, assistindo e participando apenas das atividades que estão de acordo com os objetivos de aprendizagem de seu semestre de referência.

“Ao longo do curso, ele [estudante] vai acompanhando o funcionamento da Unidade e os alunos em semestres mais avançados é que terão uma vivência maior nos procedimentos de atendimento clínico e cirúrgico de várias espécies”, esclarece Marília. Mesmo sendo um ambiente de prática para o estudante exercer seus conhecimentos teóricos, os serviços e procedimentos serão inteiramente acompanhados e orientados por docentes do curso de Medicina Veterinária.

Visando também promover a saúde pública e o bem-estar animal, a previsão é de que a Unidade seja aberta à comunidade para atendimentos, vacinações e procedimentos cirúrgicos com preços acessíveis em 2021. Mais informações em breve.

Pensando em cursar Medicina Veterinária?

A graduação em Medicina Veterinária da Unifor qualifica o estudante para atingir os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à excelência na execução da profissão em todas as áreas de atuação do Médico Veterinário.

Dentre os equipamentos disponíveis para estudo e prática estão o Laboratório de Habilidades em Veterinária; o laboratório Morfofuncional em Veterinária; o Complexo Médico Veterinário composto pelo Centro de Treinamento Veterinário, Bloco de Nutrição e Alimentação Animal, Bloco de Patologia Veterinária, Blocos de clínica e cirurgia para pequenos e grandes animais, além de salas de conferências, laboratórios de microscopia e salas de aula projetadas para utilização de metodologias ativas.

Confira aqui as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em Medicina Veterinária. Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!

Unidade De Atendimento Veterinário
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h
Local: Avenida Cidade Ecológica, 635 - campus Rosa Cordeiro
Contato: (85) 9.9248-9246

Importante:
A entrada de animais no campus só acontece após a checagem de lista de agendamento na portaria da Unidade.
Cães e gatos com menos de 10kg terão acesso somente em caixas de transporte, bolsas e coleiras.
Cães pesando mais de 10kg terão acesso somente com focinheiras.
Esses cuidados são pensados visando a segurança e integridade de todos: pessoas e animais.