null Unifor dá início a processo de acreditação internacional dos cursos da área de gestão e negócios

Sex, 16 Fevereiro 2024 19:47

A chancela é concedida pela Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), entidade reconhecida mundialmente como a principal acreditadora de escolas de negócios

Participam do processo de acreditação cursos de graduação e de pós-graduação (Foto: Roberio Castro)

O Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB). A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.

Segundo a diretora do CCG, professora Danielle Coimbra, a escolha da AACSB como acreditadora para a Universidade de Fortaleza se justifica, principalmente, por ser reconhecida mundialmente como a principal acreditadora de escolas de negócios. Trata-se, portanto, de uma referência no setor acadêmico e empresarial.

“Entre as acreditadoras, a AACSB possui uma abordagem mais global, potencializando oportunidades para instituições que buscam expandir suas parcerias internacionais e atrair alunos de diversas nacionalidades. Por ser uma acreditação com forte reconhecimento na América do Norte, abre novas oportunidades de internacionalização, ampliando parcerias para mobilidade acadêmica e intercâmbio, colocando-nos no patamar das escolas de referência nacional e mundial”, explica Danielle.

No Brasil, apenas cinco escolas de negócios foram acreditadas pela AACBS e estas estão situadas nas regiões sul e sudeste. No mundo, possuem a chancela instituições como Harvard Business School, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Erasmus University.

A acreditação tem como foco os cursos de graduação da área de gestão e negócios (Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Marketing, Finanças e Negócios), além dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Mestrado Profissional em Administração.

Processo de Acreditação

Após se tornar membro da Associação e receber a elegibilidade, foi iniciado, efetivamente, o processo de acreditação com a designação do mentor para seguir no fluxo de ações definido pela certificadora. O professor Bruno S. Silvestre, pró-reitor da I.H. Asper School of Business da Universidade de Manitoba, no Canadá, conduzirá a mentoria do processo que deve durar cerca de três anos.

Ao longo desse período a Unifor deve entrar em conformidade com os nove padrões estabelecidos pela AACSB, divididos nas seguintes categorias: gestão estratégica e inovação; sucesso do aluno; e liderança inovadora, engajamento e impacto social. Os padrões dão grande ênfase também na diversidade e inclusão, valores fundamentais da Associação. Esses princípios estão incorporados em todos os padrões e permitem que as escolas de negócios demonstrem impacto nesta área de diversas maneiras, de acordo com seus contextos.

Busca pela excelência

A iniciativa de pleitear essa importante acreditação internacional vai ao encontro da busca contínua pela excelência no tripé ensino, pesquisa e extensão, que norteia todas as ações da Universidade de Fortaleza. Além disso, contribui para alcançar a visão da instituição que tem como objetivo ser uma das 10 melhores universidades particulares do Brasil até 2030.

A acreditação pode trazer inúmeros benefícios para todos os entes que compõem a instituição. Por ser um sinal de excelência acadêmica, a chancela pode aumentar a reputação da instituição entre estudantes, professores e empregadores. Do ponto de vista do gerenciamento, a acreditação pode ajudar a Unifor a melhorar a eficiência de seus processos e gestão, resultando em custos mais baixos e maior transparência. Além disso, ser uma Universidade acreditada pela AACSB pode abrir portas para mais recursos financeiros e colaborações com outras instituições, permitindo expandir as atividades acadêmicas e de pesquisa.

Para os alunos, a acreditação pode contribuir para melhorar a qualidade do ensino, o que é essencial para que a Unifor mantenha ou até melhore sua posição em rankings internacionais como o britânico Times Higher Education (THE), que avaliou a Unifor como a melhor instituição particular de ensino superior do Norte e Nordeste. Soma-se a isso o fato de que uma universidade acreditada é vista como um local de ensino de alta qualidade, o que pode ajudar os alunos na busca por melhores e mais bem remuneradas colocações no mercado de trabalho.

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.