angle-left Unifor lança catálogo digital da 20ª Unifor Plástica: “Simultaneidades - A Arte com a Palavra”

Seg, 17 Agosto 2020 14:35

Unifor lança catálogo digital da 20ª Unifor Plástica: “Simultaneidades - A Arte com a Palavra”

O material conta com as obras dos 25 artistas que fizeram parte do projeto.


A novidade digital é mais uma opção para as pessoas apreciarem a arte dentro de casa neste momento de pandemia, quando os espaços culturais estão fechados por conta das medidas de isolamento social. (Foto: Ares Soares)
A novidade digital é mais uma opção para as pessoas apreciarem a arte dentro de casa neste momento de pandemia, quando os espaços culturais estão fechados por conta das medidas de isolamento social. (Foto: Ares Soares)

Após cinco meses de exposição no Espaço Cultural Unifor, a 20ª Unifor Plástica: “Simultaneidades - A Arte com a Palavra” lança catálogo digital reunindo as obras dos 25 artistas cearenses que participaram do projeto. A versão mobile faz uma releitura do catálogo impresso, com as potencialidades que tem um aplicativo para smartphone, tornando a leitura uma experiência imersiva das obras. O catálogo traz ainda uma página dedicada ao artista homenageado da edição - Francisco de Almeida. 

“Muitas peças da exposição trazem elementos multimidiáticos (áudios e vídeos), que na versão impressa eram disponibilizadas por meio de QRCodes. Na versão mobile, o apreciador interage com o aplicativo e sai descobrindo elementos da obra para além daquilo que é mostrado à primeira vista. Ao tocar na tela do celular, revela-se um novo conteúdo, seja texto, outras fotos ou mais um conteúdo multimídia”, explica o professor Eduardo Freire, responsável pelo design do catálogo”, destaca 

A novidade digital é mais uma opção para as pessoas apreciarem a arte dentro de casa neste momento de pandemia, quando os espaços culturais estão fechados por conta das medidas de isolamento social. Atende também a uma necessidade contemporânea de digitalização dos conteúdos culturais, contribuindo para democratizar o acesso à arte. “O catálogo serve tanto para o público que visitou a mostra e gostaria de ficar com um registro dela, bem como para quem não pôde visitá-la”, pontua o professor Randal Pompeu, vice-reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza.

Acesse aqui o catálogo digital da 20ª Unifor Plástica: “Simultaneidades - A Arte com a Palavra”.