angle-left Unifor Online adquire novo design e funcionalidades

Sex, 29 Junho 2018 18:41

Unifor Online adquire novo design e funcionalidades

O acesso estará disponível para alunos, professores e funcionários a partir de 1º de julho. Em função da mudança, o sistema estará indisponível no sábado, dia 30 de junho.


Depois de mudar por completo o seu site oficial no início de 2018, a Universidade de Fortaleza dá cara nova a mais uma ferramenta de comunicação: o Unifor Online. O ambiente virtual interno da Universidade se espelha na infraestrutura dos gigantes do mercado na área de tecnologia, com design responsivo e acessível para o público interno da Unifor. 

Entre as novidades estão: uso de inteligência artificial, rapidez, sistema integrado entre as plataformas e aplicativos, funções exclusivas para cada tipo de usuário (professores, funcionários e alunos), novo ambiente e design para os ‘torpedos’ e a ferramenta de ‘discussão’, além de atualização da arquitetura a fim de aumentar a carga total de recursos utilizados e disponíveis. 

O gerente do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), José Raimundo, informa que o trabalho envolveu praticamente toda a equipe do NATI. “O principal objetivo desse novo projeto é promover o ganho de produtividade, tanto aquela que as novas tecnologias de desenvolvimento geram para a equipe do NATI, como a produtividade do usuário final desses sistemas”, explica. 

Para a comunidade acadêmica, abre-se a possibilidade de uma série de inovações, algumas das quais já haviam sido liberadas, como foi o caso da matrícula, disponibilizada via dispositivos móveis, tendo sido um grande sucesso em sua última edição. “A interoperabilidade, integração, personalização, colaboração, acessibilidade e design foram preocupações constantes e permearam todo o processo”, ressalta José Raimundo.

Algumas das novas funcionalidades do Unifor Online estarão disponíveis a partir de 1° de julho, outras estarão disponíveis gradativamente no decorrer do período letivo 2018.2. Segundo José Raimundo, as diversas melhorias estruturais e funcionais atenderão maior número de usuários, com melhor experiência de navegação e visão integrada mais forte de toda a suíte de ferramentas que compõem o Sistema Acadêmico. “Como a nova ferramenta, oferecemos aos nossos públicos-alvo uma sensação de continuidade mesmo nos apps desenvolvidos para as plataformas Android e IOS”, complementa. 

Antônio Roosevelt, diretor de Tecnologia da Informação da Unifor, ressalta que a reformulação do Unifor Online se tornou necessária depois da mudança do portal da Universidade. “Foi preciso igualar e atualizar o Sistema Acadêmico para que se tornasse mais leve e atraente. Vale ressaltar que ainda são necessários ajustes e que contamos com a colaboração dos usuários, assim como, da sua análise crítica para implementarmos possíveis correções durante todo o mês das férias”, destaca.

O diretor garante que os usuários terão uma surpresa ao comparar com o antigo modelo: “Além de muito mais moderno, em termos de design e visibilidade, o Unifor Online é uma ferramenta que também é para ser vista como atraente e leve para quem for acessar, com uma visão melhor e um layout mais bonito”, declara.