null Unifor participa da Feira do Conhecimento com game e apresentação do Parque Tecnológico

Na ocasião, será apresentado o Up Business Game, simulador virtual no qual alunos de ensino médio e superior, incluindo pós-graduação, poderão participar de jogo empresarial.

Evento faz parte do calendário cearense de promoção à popularização da ciência, tecnologia, inovação e negócios (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, participa de 30 de novembro a 2 de dezembro da sétima edição da Feira do Conhecimento (FdC), evento que já faz parte do calendário cearense de promoção à popularização da ciência, tecnologia, inovação e negócios. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente no site www.feiradoconhecimento.com.br. A FdC acontecerá no Centro de Eventos do Ceará.

O professor Gustavo Peter, dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Unifor, estará à frente do Up Business Game, simulador virtual no qual alunos de ensino médio e superior, incluindo pós-graduação, poderão participar de jogo empresarial. Os participantes serão divididos em equipes de quatro pessoas cada, simulando atuação em áreas de produção industrial. A inscrição dos interessados pode ser feita até a próxima sexta-feira, neste link.

“O Up Business Game gera uma demanda de mercado de acordo com o número de empresas formadas, com os participantes do jogo tendo que buscar maior participação dessas empresas virtuais no mercado. Para isso, as equipes terão que elaborar planejamento estratégico e estratégias comerciais e de recursos humanos, além de ficarem atentas a questões financeiras e contábeis, concorrendo entre si para captar o máximo de demanda possível”, destaca Gustavo Peter.

No total, a competição constará de quatro eliminatórias nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, nos horários de 15h às 17h e 18h às 20h. A final será realizada nos dois horários no dia 2 de dezembro. As instruções serão enviadas por e-mail aos inscritos. Ao final, as equipes serão ranqueadas por lucro, participação de mercado e endividamento. A equipe campeã receberá troféu, medalha e uma alexa para cada um dos quatro participantes, e a segunda colocada fará jus a troféu e medalha.

Além disso, o Unifor Hub e o Parque Tecnológico- Tec Unifor também estarão presentes no evento por meio de um estande. No local, os participantes terão a oportunidade de conhecer esses espaços inovadores, que acolhem alunos, egressos, professores, pesquisadores, colaboradores, empresas e investidores.

O Hub da Unifor auxilia na criação de empreendimentos inovadores por meio do uso e compartilhamento de áreas físicas, infraestrutura, recursos, facilidades, serviços e programas de apoio, além de contar com programas de metodologia e aceleração de negócios. Para isso, o ambiente utiliza ciência e tecnologia para desenvolver novidades trazidas e pensadas por empresas e startups instaladas ali.

Já o Tec Unifor, através de colaborações em projetos conjuntos, proporciona às empresas a chance de aproveitar a habilidade científica e técnica dos pesquisadores da Universidade. Essa sinergia entre a expertise acadêmica e as necessidades práticas das empresas resulta em uma abordagem abrangente e eficaz para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade no mercado.

Os participantes do evento poderão também adquirir conhecimentos sobre os programas de empresas do Unifor Hub, sendo eles: Pré-aceleração, Aceleração, Incubação de empresas e Programa de inovação aberta. Eles serão convidados ainda a interagir com representantes das startups que já usufruem dos serviços do Hub. Destacam-se, entre elas, Be My Guest e TrilhaEdu, integrantes do programa de aceleração, bem como Solucione e Instituto de Fisioterapia Online, que participam do programa de pré-aceleração.

Para mais, os participantes terão também a oportunidade de dialogar com as startups vencedoras do primeiro hackathon social promovido pela Unifor: Up Designer, Transformando o Futuro, Safeapp e Brinkamente, que prometem trazer soluções inovadoras e impactantes para a comunidade. Cada startup contará com um stand individual, proporcionando a oportunidade de apresentar de forma única e personalizada suas inovações.

Realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Feira do Conhecimento tem uma programação diversa e inclusiva com palestras, oficinas e atividades que totalizam mais de 60 horas de conteúdo.

Com expectativa de superar a marca dos 30 mil visitantes da edição passada, a FdC promoverá discussões e experiências acerca de temas como startups, games, metaverso, robótica, astronomia, cultura maker, entre outros.

Outra atração deste ano é o “Festival de Jogos do Ceará”, que tem o objetivo de destacar a produção estadual de jogos digitais. Além disso, a FdC será palco para a quinta maratona de programação “Hackathon do Conhecimento” e para a premiação “Ceará Awards”, que vai reconhecer os atores de inovação que contribuem para o ecossistema de inovação.

A Feira do Conhecimento conta com o patrocínio master da Brisanet e do Sistema FIEC, por meio do Sesi e Senai; patrocínio mega da Funcap e do Studio Games; e patrocínio top da Supera e da Cagece.

7ª edição da Feira do Conhecimento
Período: 30 de novembro a 2 de dezembro (de quinta-feira a sábado)
Local: Centro de Eventos do Ceará (pavilhão oeste)