angle-left Unifor recebe professor francês Michel Prieur para palestra sobre Direito Ambiental

Unifor recebe professor francês Michel Prieur para palestra sobre Direito Ambiental

Promovida pelo PPGD-Unifor, palestra sobre a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável acontece dentro da Semana do Meio Ambienta da Unifor


Michel Prieur é professor emérito da Universidade de Limoges (França) e presidente do Centro Internacional de Direito Ambiental Comparado (Foto: Weslley Cruz)
Michel Prieur é professor emérito da Universidade de Limoges (França) e presidente do Centro Internacional de Direito Ambiental Comparado (Foto: Weslley Cruz)

O conceito de sustentabilidade explica que, para o desenvolvimento, é preciso garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta. A partir dessa ideia, a Universidade de Fortaleza realiza, de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente.

Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade no enfrentamento do descarte incorreto de resíduos plásticos, o evento é promovido pela Divisão de Responsabilidade Social da Vice-Reitoria de Extensão, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD). A comissão científica é formada pelos professores Gina Marcílio Pompeu, Lucíola Cabral, Luciano Lima, Norma Sueli e Marcus Mauricius.

Para discutir questões de Direito Ambiental, o evento traz dois renomados especialistas na área: o Prof. Dr. Michel Prieur e o Prof. Dr. Paulo Affonso Leme Machado, que estarão presentes na palestra “Vedação do retrocesso ambiental: construção de parâmetros para a sustentabilidade de acordo com a ODS para 2030”, no dia 5 de junho, no Auditório da Biblioteca. O encontro tratará sobre temas relacionados ao desenvolvimento e sustentabilidade. 

Michel Prieur é Professor Emérito de Direito da Universidade de Limoges, Doctor Honoris causa da Universidade de Zaragoza (2010), da Universidade de Sherbrook, no Canadá (2011), e da Universidade Nacional do Litoral, na Argentina (2011). 

Paulo Affonso Leme Machado é Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Pós-Doutor pela Universidade de Limoges, na França. Paulo Affonso também é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e tem experiência na área do Direito, com destaque para Direito Ambiental Nacional e Internacional. 

Além de palestras, a programação da Semana de Meio Ambiente da Unifor terá workshops e ações de conscientização e educação ambiental para crianças. Durante o evento, haverá também distribuição de papel semente para os participantes. Uma vez plantado, o papel pode germinar e dar pequenos pés de cravo, camomila ou manjericão. 

Marcus Holanda, chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, enfatiza a importância da Semana do Meio Ambiente não só para a Unifor mas também para Fortaleza. “É o momento para conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diversos ecossistemas e moldar as ações e intervenções humanas em busca do meio ambiente ecologicamente equilibrado e inseri-lo como elemento centralizador e estabilizador da sustentação da vida no planeta”, destaca.

Universidade Socialmente Responsável

A Universidade de Fortaleza atende a nove dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda ONU 2030, sendo eles: Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água e Vida terrestre. 

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Serviço

“Vedação do retrocesso ambiental: construção de parâmetros para a sustentabilidade de acordo com a ODS para 2030”
Data: 5 de junho de 2019
Local: Auditório da Biblioteca
Horários: 9h às 12h
Aberto ao público