null Universidade de Fortaleza realiza campanha educacional sobre o uso de cigarros eletrônicos

Universidade de Fortaleza realiza campanha educacional sobre o uso de cigarros eletrônicos

Ação do Centro de Ciências da Saúde acontece nos dias 11, 18 e 25 de maio, em todo o campus, e promoverá ações de conscientização sobre os malefícios do vape


Iniciativa visa conscientizar os estudantes sobre o uso do dispositivo eletrônico. (Foto: Getty Images)
Iniciativa visa conscientizar os estudantes sobre o uso do dispositivo eletrônico. (Foto: Getty Images)

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, irá promover uma campanha educativa sobre os malefícios do uso de cigarros eletrônicos. As intervenções serão realizadas por alunos e professores do CCS em vários lugares do campus da Unifor durante as próximas quartas-feiras do mês de maio, nos dias 11, 18 e 25.

A ação tem como objetivo central conscientizar os estudantes sobre os prejuízos do cigarro eletrônico, visto um aumento significativo do uso do dispositivo pelos jovens. De acordo com o mais recente relatório Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), publicado no último dia 27 de abril, pelo menos uma a cada cinco pessoas de 18 a 24 anos usa vape no Brasil, o que corresponde cerca de 20% dessa população.

Para mobilizar a comunidade acadêmica nesta causa, a iniciativa conta com a cooperação de alunos e docentes para distribuir panfletos e cartazes educativos pela Unifor sobre o assunto. Também serão disponibilizadas informações nas mídias sociais da Universidade e das ligas acadêmicas, facilitando um canal de diálogo direto com os demais estudantes da instituição. No dia 25 de maio ainda será realizado o “Dia da Sensibilização”, reunindo professores e profissionais das mais diversas áreas da saúde para mesas-redondas e palestras. 
 
“Em nosso país, o uso do cigarro eletrônico tem aumentado significativamente na população entre 18 a 24 anos e nossos alunos estão nessa faixa etária, prioritariamente. Assim, acreditamos ser relevante a discussão da temática com o objetivo de agregar conhecimento acerca dos efeitos à saúde do usuário do vape. Na ação, teremos uma troca de conhecimentos científicos sobre o tema, em especial sobre a Evali, doença causada pelo uso do cigarro eletrônico. Além disso, traremos uma discussão sobre mitos e verdades que englobam o dispositivo”, afirma Lia Brasil, diretora do CCS. 

Importância do debate sobre o tema 

O intenso uso dos cigarros eletrônicos vem trazendo graves consequências aos seus usuários. Em 2019, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) denominou como “Evali” a doença  pulmonar relacionada ao uso desses dispositivos. Pessoas com a doença podem sentir os seguintes sintomas: tosse, falta de ar, dor no peito, dores na barriga, febre, perda de peso, dentre outros. 

“Muitos acham que os vapes são inofensivos à saúde e não apresentam os mesmos riscos das doenças relacionadas ao tabaco. Desconhecem os efeitos nocivos para os pulmões. Apesar de não ter alcatrão ou monóxido de carbono produzidos com a queima do cigarro feito de tabaco, acredita-se que os malefícios estejam relacionados ao aquecimento de alguns tipos de líquido utilizado nesses dispositivos. E também à nicotina e THC [tetrahidrocanabinol] que alguns vapes contém”, explica Daniela Chiesa, médica clínica, pneumologista e professora da Unifor.

Pensando nos riscos que os dispositivos trazem, o Governo do Estado do Ceará, em 2021, decretou a proibição do uso de cigarros eletrônicos em ambientes públicos e privados. Vale ressaltar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, comercialização e propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar. Mas, apesar dos impedimentos, o número de usuários é crescente Brasil afora.

Confira a programação

  • 11 e 18 de maio

Ao decorrer dos dias, haverá distribuição de folhetos educativos aos alunos da Universidade de Fortaleza e público presente nos espaços do campus, além da disponibilização de informações educativas nas mídias sociais da Universidade e das ligas acadêmicas. 

  • 25 de maio - Dia de Sensibilização 

11h30 às 13h10 | Mesa redonda: Diferentes olhares da saúde sobre o cigarro eletrônico
Local: Auditório da Biblioteca Central
Palestrantes: Guilherme Pinheiro, docente do curso de Fisioterapia; Charleston Teixeira, docente do curso de Fonoaudiologia; Daniela Chiesa, docente do curso de Medicina; Catarina Nivea, docente do curso de Psicologia; e Juliana Noronha, enfermeira do CAPs
Inscrição: Clique aqui
 
18h | Palestra: Evali e os perigos do uso do vape
Local: Auditório A3
Palestrantes: Mara Rubia e Maria Verônica, docentes do curso de Medicina da Unifor 

19h | Quiz, atividades interativas e apresentação de artigo científico sobre a Evali
Local: Auditório A3
Realização: Ligas acadêmicas do CCS e integrantes do Grupo de estudo GEPAST
 

Serviço 

Campanha educativa sobre o uso de cigarros eletrônicos 
Data: 11, 18 e 25 de maio de 2022
Local: Campus da Universidade de Fortaleza
Realização: Centro de Ciências da Saúde 
Mais informações: (85) 3477.3848