null Universidade de Fortaleza realiza teste molecular de Covid-19 para público geral

Qua, 24 Março 2021 10:54

Testagem será realizada mediante agendamento prévio e terá coleta de amostras de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h, no prédio do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor.

Serviço é uma parceria entre o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e o Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX), ambos da Unifor. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz,  disponibilizará a prestação de serviço particular do teste molecular padrão ouro para Covid-19 (RT-qPCR) a partir desta sexta-feira (26). A coleta de amostras para o exame acontece no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, de segunda a sexta-feira, no período de 8h às 11h, sendo necessário seu agendamento prévio via Whatsapp pelo número (85) 9200-7069. Os resultados saem em até 48 horas após a coleta.

Para mais informações e agendamentos, clique aqui e entre em contato com o NAMI.

O serviço é uma parceria entre o NAMI e o Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Unifor com o intuito de aumentar os esforços para atender a esta demanda urgente da sociedade em meio a segunda onda da pandemia de Covid-19, que tem afetado todo o Brasil.

Diretor Geral do NAMI, Leandro Martins comenta que o Núcleo já realizou coleta de exames em outros momentos – como a testagem para profissionais da rede privada de ensino –, assim como o NUBEX também já atuava diretamente com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Ceará nas análises laboratoriais. “Unindo o nosso pessoal do NAMI fazendo a coleta junto com a tecnologia do NUBEX para realização de testes moleculares e geração de laudos, fechamos esse ciclo e temos o resultado do exame”, explica Leandro.

Sobre o exame

Sob coordenação da professora Dra. Danielle Malta, o Laboratório de Virologia Molecular do NUBEX será responsável pela realização do diagnóstico, contando com uma equipe composta por profissionais doutores especializados em técnicas de Biologia Molecular. O Laboratório já realizou mais de 6 mil testes para Covid-19 desde 2020.

O exame deve ser realizado tão logo surjam os primeiros sintomas, idealmente na primeira semana da doença. O teste também pode ser realizado em pessoas assintomáticas que tiveram contato com indivíduos positivos para Covid-19 após 5 a 7 dias da data de exposição.

As amostras utilizadas no teste serão coletadas, com uso de Swab, na cavidade nasal e orofaringe. O processamento envolve as etapas de extração do material genético do vírus (RNA); os ensaios para identificação dos genes do novo coronavírus, que confirma ou não a infecção; e a emissão do laudo para o paciente.

Os exames são do tipo PCR em Tempo Real (RT-qPCR), uma técnica de biologia molecular que constata a presença do material genético do Sars-Cov-2 na amostra do paciente em até 48 horas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera este tipo de teste como referência na detecção de casos da Covid-19.

Exames COVID RT-qPCR
Laudo em até 48h
Local de coleta: Entrada sul do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 11h.
Agendamento: (85) 9200-7069 via Whatsapp.
Valor do exame: R$ 250,00 com opções de parcelamento em até 5 vezes.