null Violência de gênero durante a pandemia é debatida no Psicologia Polifônica

Sex, 23 Outubro 2020 17:54

Violência de gênero durante a pandemia é debatida no Psicologia Polifônica

No episódio nº 9, especialistas analisam como a violência de gênero e os casos de feminicídio cresceram durante o período de isolamento social


Casos de violência de gênero aumentam durante a pandemia. (Foto: Burst)
Casos de violência de gênero aumentam durante a pandemia. (Foto: Burst)

O podcast “Psicologia Polifônica” traz como debate do seu 9º episódio o tema “Violência de gênero durante a pandemia” e conta com a participação do psicanalista e coordenador da pesquisa financiada pela Fundação Edson Queiroz sobre violência de gênero na pandemia, Leonardo Danziato. A outra convidada é a secretária-executiva de Política para as Mulheres do Estado do Ceará, Denise Moreira de Aguiar

O programa aborda o aumento no número de casos de violência doméstica e crimes de feminicídio durante o período de isolamento social. Para a análise, se juntam à conversa a docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, Sabrina Matos, com mediação do aluno do curso de Jornalismo, Murilo Lira. Na introdução do episódio, ele recita:

Fogo, fogo, grite fogo… porque se for pra pedir socorro pouco adianta
Já pensou? Já
Já passou? Já também
Em tempos de fique em casa
Quartos se tornam grades
Homem vãos carcereiros
E mulheres prisioneiras
Fogueira ancestral queima a dura e crua realidade moderna
                                                                 —Murilo Lira

Ouça o episódio completo abaixo.

Conheça os convidados

Leonardo Danziato

Psicanalista e professor titular do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. É membro da “Invenção Freudiana”, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade/ PPGP/Unifor (LAEpCUS). É também coordenador da pesquisa sobre violência de gênero na pandemia, financiada pela Fundação Edson Queiroz. Autor do livro “A Fortaleza da psicanálise: a história da psicanálise em Fortaleza”.

Denise Moreira de Aguiar

Secretária-executiva de Política para as Mulheres do Estado do Ceará, graduada em Psicologia e Direito pela Universidade de Fortaleza. Possui MBA em Administração e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. É atualmente mestranda em Gestões e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa. Foi a idealizadora e primeira coordenadora do Núcleo de Psicologia do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Sobre o podcast “Psicologia Polifônica”

O podcast Psicologia Polifônica vai ao ar semanalmente nas principais plataformas digitais da Universidade de Fortaleza, sempre com discussões de temas relevantes na área da Psicologia, de forma simples, objetiva e direta. O programa é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, em parceria com as coordenações dos cursos de Psicologia e de Jornalismo da Universidade de Fortaleza.

Para a professora Sabrina Matos, curadora do podcast, o Psicologia Polifônica atua como “catalisador das nossas questões, do que se problematiza, das nossas inquietudes em relação ao que acontece no mundo, com um olhar de especialistas, tentando sempre traduzir o que se discute em uma linguagem acessível para o grande público”. O programa tem a produção e mediação do aluno Murilo Lira, sob a supervisão da professora Kátia Patrocínio, integrante do curso de Jornalismo e professora do Newslink, laboratório e atividade de extensão pertencente ao Núcleo Integrado de Comunicação (NIC).

Unifor e pesquisas sobre violência de gênero

A Universidade de Fortaleza auxilia em pesquisas internacionais sobre violência de gênero na pandemia por meio do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, e do Laboratório de Estudos sobre Violências contra Mulheres, Meninas e Minorias (LEVIM), do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade. Dentre os países envolvidos em tais pesquisas, estão Brasil, França, Inglaterra, México.

Confira, a seguir, os profissionais envolvidos no estudo “Violência de Gênero no Isolamento Social da Pandemia da Covid-19: uma proposta de intervenção em urgência subjetiva com mulheres em situação de vulnerabilidade e risco”, realizado pela Unifor.

Equipe de pesquisadores do LAEpCUS/LEVIM
Prof. Leonardo Danziato 
Prof. Celina Peixoto
Prof. Leonia Cavalcante
Prof. Juçara Mapurunga
Prof. Sabrina Matos
Prof. Danielle Maia

Psicólogas:
Bárbara Paulino
Esther de Sena
Jerzuí Tomaz
Priscilla Faheina
Renata de Araújo 
Iasmin Farias

Bolsistas de IC (Iniciação Científica):
Caio Citó
Luciana Lira