Central de Carreiras e Egressos Oportunidades de estágio, emprego e muito mais!

Central de Carreiras

 

Você está à procura de estágio?

A Central de Carreiras e Egressos da Universidade de Fortaleza está aqui para lhe ajudar nessa e em outras oportunidades de desenvolvimento da sua carreira!

O estágio é uma excelente estratégia de formação e aprimoramento profissional. Para dar agilidade ao processo de busca e candidatura a vagas de estágio e/ou emprego, a Universidade de Fortaleza disponibiliza aos seus alunos a Plataforma Unifor Carreiras. São mais de 3.000 empresas conveniadas!

Nesta plataforma, você ainda pode ter acesso a conteúdos e eventos de empregabilidade, baixar modelo de currículo e ainda marcar uma sessão individualizada de orientação curricular e/ou planejamento de carreira com a nossa equipe especializada. 

A Central de Carreiras e Egressos tem como missão lhe auxiliar no desenvolvimento profissional desde o primeiro semestre, aproximando o mundo do trabalho com a sua formação acadêmica. Entre em contato com a gente!

 

Modelos de Currículo

CAMPOS DE ESTÁGIO

*Atenção: essa planilha é atualizada semanalmente e seus dados podem sofrer alterações. Em dúvida, favor contatar a Central de Carreiras e Egressos.

Perguntas Frequentes

O Unifor Carreiras é uma plataforma que conecta alunos a empresas e vice-versa. A plataforma possibilita a visualização e candidatura de vagas pelos estudantes e permite que as organizações publiquem suas oportunidades de estágio e emprego. Há também a possibilidade de acessar conteúdos exclusivos relativos a empregabilidade, incluindo eventos.  

Acesse o site carreiras.unifor.br. Para o primeiro acesso ou em caso de esquecimento de senha, você deve enviar um e-mail para estagio@unifor.br indicando seu nome completo, curso e matrícula. Você receberá uma resposta com link para definir sua senha. Seu login (usuário) será sempre seu CPF.

Após realizar login na Plataforma Unifor Carreiras, clique em OPORTUNIDADES e, em seguida, clique em VAGAS.

Selecione a vaga do seu interesse e leia a descrição e requisitos publicados pela empresa concedente.

Caso a empresa tenha publicado alguma pergunta, proceda com sua resposta. Neste passo, você pode anexar uma carta de apresentação, caso julgue necessário.

Clique em CANDIDATAR-SE. Seu currículo será enviado automaticamente à empresa que divulgou a vaga. Há também a possibilidade de acessar um link específico para aquela seleção em questão. As opções variam conforme a configuração do processo seletivo feito pela empresa, que realiza a triagem dos currículos recebidos.

1) Acesse a Plataforma UNIFOR CARREIRAS. É por meio da plataforma que você acompanhará as oportunidades de estágio e fará sua candidatura às vagas de seu interesse. Para o primeiro acesso, você deve entrar em contato com a Central de Carreiras que lhe enviará um link para definição de senha.

2) Após achar uma vaga de estágio interessante, faça sua inscrição na mesma para ser selecionado pela empresa, o próximo passo é preparar a documentação. Para iniciar um estágio, é necessário que haja um convênio entre a Universidade e a empresa. Igualmente se faz necessário que seja assinado um Termo de Compromisso entre universidade, aluno e empresa concedente do estágio. Se você usar os modelos de documentos da Unifor, vai agilizar o processo.

3) Se a Unifor já possuir convênio com a empresa concedente de estágio, o aluno deve apenas trazer à Central de Carreiras ou enviar por e-mail o Termo de Compromisso. Mas atenção: o Termo de Compromisso deve já estar assinado pelo aluno e empresa. A Universidade é a última a realizar a assinatura dos documentos.

4) O Termo de Compromisso (e convênio, se for o caso) será validado pela Central de Carreiras e o aluno será informado. Pronto! Agora é se preparar para iniciar sua experiência no mundo do trabalho.

Mas atenção! Tem mais um passo: a empresa e o aluno devem elaborar Relatório de Atividades do estágio semestralmente e enviar à Central de Carreiras para acompanhamento, conforme indicado na Lei do Estágio e de acordo com o período de início e término do Termo de Compromisso.

O estágio obrigatório é parte integrante da matriz curricular de um curso, sendo pré-requisito para aprovação e obtenção do diploma, conforme descrito no projeto pedagógico do curso. Já o estágio não obrigatório é uma opção a mais de aprendizado prático para os alunos.

Sim, mas atenção: a Lei de Estágio indica que o limite da carga horária semanal em atividades de estágio é de 30 horas. Então, por exemplo, se o aluno tiver um estágio de segunda a sexta com carga horária de 4 horas diárias, o que totaliza 20 horas semanais, ele poderá também estagiar em outra empresa de segunda a sexta com carga horária de 2 horas diárias, computando mais 10 horas semanais. Assim a soma da carga horária de ambos os estágios ficará dentro do limite de 30 horas semanais.

  • Atendimento a alunos de graduação e pós-graduação acerca das questões de estágio;
  • Orientação curricular - serviço de orientação para elaboração e/ou análise do seu currículo. Deve ser agendado por meio da plataforma Unifor Carreiras
  • Planejamento de carreira - serviço de orientação para planejamento e autogestão de sua carreira profissional. Deve ser agendado por meio da plataforma Unifor Carreiras
  • Atendimento e relacionamento com empresas parceiras acerca das questões de estágio. Inclui prospecção e divulgação de vagas.
  • Prospecção de novas empresas parceiras para ampliação de oportunidades de estágio e emprego para alunos e egressos da Unifor.  
  • Prazos para entrega de documentos: Termo de Compromisso, Termo de Rescisão, Termo Aditivo e Segunda via: até 2 dias úteis; Convênio e Relatório de Atividades: até 5 dias úteis.

Confira a tabela abaixo:

Documento Prazo
Termo de Compromisso, Aditivo e de Rescisão 2 dias úteis
Convênios e Relatório de Atividades 5 dias úteis

 

Essa é uma ótima notícia! A divulgação do estágio deve ser feita pelo e-mail vagaestagio@unifor.br. Importante salientar que precisamos receber da empresa as seguintes informações:

  • Nome da empresa e CNPJ;
  • Local do estágio ou emprego;
  • Requisitos de candidatura (curso, semestre, habilidades, conhecimentos);
  • Atividades que serão realizadas pelo estagiário;
  • Benefícios (bolsa + vale transporte);
  • Carga horária semanal.

A empresa tem ainda a opção de se cadastrar na plataforma Unifor Carreiras sem ônus e divulgar suas vagas diretamente no sistema.

Informações para contato

Central de Carreiras e Egressos

  • Fone de contato: (85) 3477-3142 e (85) 99249-5956 (WhatsApp)
  • E-mail de contato: estagio@unifor.br
  • Endereço de contato: Centro de Convivência, 1º andar | Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8 às 18h. Atendimento Virtual: Whatsapp e E-mail.