Campus da Unifor

 

A Universidade de Fortaleza está monitorando de perto a pandemia da doença do novo Coronavírus (COVID-19) em andamento. Diante da alteração inesperada e rápida dos cenários, reiteramos que nossa principal prioridade continua sendo a saúde, a segurança e o bem-estar de nossa comunidade, dentro e fora do campus. Estamos tomando ações decisivas e informadas para limitar a disseminação do COVID-19, garantindo o cumprimento de nossa missão de ensino e pesquisa. Continuaremos atualizando a comunidade regularmente para manter todos informados sobre medidas adicionais. Vamos juntos!

 

Como manter os cuidados em relação à pandemia?

Volta às aulas

 

8 mitos sobre as vacinas para não passar adiante

MITO 01 - Vacinas podem causar doenças e não são seguras

MITO 02 - Doenças que não são graves, como catapora e gripe, não precisam de vacina.

MITO 03 - Não é preciso tomar vacina para doenças erradicadas.

MITO 04 - Tomar mais de uma vacina ao mesmo tempo sobrecarrega o sistema imunológico da criança.

MITO 05 - As vacinas contêm mercúrio, que faz mal para o organismo.

MITO 06 - Vacinas de RNA mensageiro contra Covid-19 podem alterar o DNA.

MITO 07 - É melhor ser imunizado por meio da doença do que por meio de vacinas.

MITO 08 - Gestantes e pessoas imunossuprimidas não podem tomar vacinas.

Saiba como se prevenir

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

Evite aglomerações

Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e garrafas

Mantenha os ambientes bem ventilados

Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos

Mantenha-se hidratado!

Lives do Conhecimento

Antônio Lima (Tanta) e Keny Colares

Antônia Lima e Keny Colares

Diante da preocupação com o momento atual e sobre o que se pode esperar no futuro, foi realizada a live "Pandemia de Covid-19: panorama atual e perspectivas" com professores da Unifor.

Sidarta Ribeiro

Sidarta Ribeiro

O neurocientista e professor Sidarta Ribeiro aborda o tema "Saúde mental em tempos de pandemia", um assunto muito importante nos tempos atuais.

Fernando Meirelles

Fernando Meirelles

O cineasta Fernando Meirelles compartilha momentos de sua carreira e conversa sobre os rumos da produção cinematográfica internacional no contexto de pandemia.

Camila Coutinho

Camila Coutinho

Moda, profissionalismo e sustentabilidade foram tema do bate-papo virtual com a comunicadora pernambucana Camila Coutinho, criadora do site “Garotas Estúpidas”.

José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa

O jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa participa de mais uma “Lives do Conhecimento” para falar sobre o tema “O intermitente diálogo entre o jornalismo e a literatura”.

Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum

Nossa Live abordou o tema “A arquitetura e o Design como ferramentas de transformação social” com o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum, fundador do Instituto A Gente Transforma.

João Candido Portinari

João Candido Portinari

“A paixão segundo Portinari” é o tema do encontro virtual, que foi transmitido nas redes sociais da Universidade e recebeu como convidado João Candido Portinari, filho único do renomado artista.

Márcia Barbosa

Márcia Barbosa

A cientista e professora Márcia Barbosa, membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC), debate sobe evidências científicas, equidade, eficiência e empatia em mais uma Live do Conhecimento.

Ernesto Haberkorn

Ernesto Haberkorn

Live com o empresário Ernesto Haberkon, referência para a América Latina em Gestão Empresarial, abordou sobre perspectivas os sistemas de gestão (ERPs) em negócios pós-Covid.

Leandro Karnal

Leandro Karnal

Live apresenta o historiador, escritor e professor universitário Leandro Karnal, para refletir sobre a gestão dos sentimentos em tempos de pandemia e sobre a descoberta da felicidade.

Marcia Castro

Marcia Castro

A professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e chefe do departamento de Global Health And Population discute o tema “Covid-19 no Brasil: desafios e respostas”.

Marcelo Serrado

Marcelo Serrado

“O papel do ator em contexto de isolamento social” foi o tema da Live do Conhecimento com o ator Marcelo Serrado; mediado pela professora Hertenha Glauce.

Ailton Krenak

Ailton Krenak

Principal nome da luta indígena no Brasil, o escritor e ambientalista Ailton Krenak é o convidado especial de mais uma Live do Conhecimento, com reflexões sobre o ser humano e a natureza.

Eliane Diogenes

Eliane Diógenes

Este encontro online trata da temática “A potência da arte em tempos de confinamento” , com a professora Eliane Diógenes, dos cursos de Psicologia e Cinema e Audiovisual.

André Lemos (UFBA)

André Lemos

O professor e pesquisador especialista em cultura digital André Lemos é o convidado de mais uma edição do projeto, com o tema “Tecnologias Digitais e Pandemia”.

Contardo Calligaris

Contardo Calligaris

O psicanalista italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris é o convidado de mais uma edição do Lives do Conhecimento, com a live “Jovens e idosos em tempo de quarentena”.

Leônia Cavalcante Teixeira

Leônia Cavalcante Teixeira

"Conversando sobre saúde mental em tempos de pandemia" é o tema do debate realizado com a profa. Leônia Teixeira, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor.

Edmilson Filho e Halder Gomes

Edmilson Filho e Halder Gomes

Ator e diretor da aclamada série de filmes e de televisão “Cine Holliúdy” participam de mais um encontro do projeto Cine Diálogos Virtuais, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser

Físico e astrônomo, pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, Gleiser trata do tema "Crise (COVID-19): Avaliação, desafios e prognoses".

Domenico de Masi

Domenico de Masi

Sociólogo italiano aborda o tema “Crise (Covid 19): avaliação, desafios e prognoses”, com mediação do professor José Clerton de Oliveira Martins (PPGP/Unifor).

 

 

Informações para contato

Entre em contato conosco

  • E-mail de contato: sucessodoaluno@unifor.br