CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA UNIFOR  E SUAS FAMÍLIAS

Estimados aluno e pais,

Esperamos encontrá-los bem, na medida do possível. Onde quer que vocês estejam neste exato momento, saibam que não estão sozinhos(as). Estamos com vocês. Sabemos que não é simples. Foram inúmeras mudanças, em um período curto, mas o suficiente para alterar completamente rotinas, revirar vidas e questionar nosso senso de cotidiano. Há alguns meses, ninguém imaginaria que a expressão “fique em casa”, muitas vezes dita por familiares, se tornaria a principal recomendação de órgãos de saúde mundiais e nacionais para deter o avanço da Covid-19.

A pandemia impõe novas práticas de vida. Nós, que fazemos parte da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, mantemos a postura de enfrentar mais este desafio com aquilo que fazemos melhor: produzindo conhecimento! De um lado, mantendo o ensino superior, assegurando a formação cidadã da comunidade acadêmica; de outro, enquanto instituição que pesquisa, contribuindo para a superação da pandemia através da ciência: desenvolvendo capacete de respiração assistida e protótipos de proteção facial, realizando diagnósticos de COVID-19 ou disponibilizando cientistas, professores e pesquisadores para ajudar a salvar vidas.

A exemplo de quase toda rede de ensino do mundo, transformamos rapidamente todo o conteúdo de sala de aula para as plataformas virtuais, numa velocidade sem precedentes na História. Esta modalidade, definida pelo Ministério da Educação, não é o que idealizamos, mas é algo que se fez necessário e a Unifor, em cumprimento às diretrizes governamentais, se ajustou a esta configuração.

Outro benefício que lançamos de imediato, cientes dos impactos financeiros da Pandemia da Covid-19, foi o abatimento de 30 por cento nas mensalidades* de nossos alunos e alunas. A medida foi adotada em abril, maio e junho, iniciativa que nenhuma outra instituição teve. Fizemos porque sabemos da importância de contribuir com a permanência das práticas de educação nesse ambiente de crise.

Sabemos dos desafios que todos enfrentamos: a falta de recursos tecnológicos necessários, a sensação de insegurança imposta pela pandemia e até mesmo a dificuldade de concentração para atender as demandas acadêmicas. Nossos professores e gestores se dedicam apaixonadamente para viabilizar práticas de qualidades do ensino remoto. Mas, mesmo assim, para aqueles que não se adaptaram à nova realidade, o que é compreensível, a Unifor autorizou o trancamento de disciplinas, com a oportunidade do estudante retornar no próximo semestre sem pagar nada por essa disciplina.

Mesmo as preciosas aulas práticas terão reposição presencial assim que retornarmos, conforme as liberações das autoridades sanitárias. Neste sentido, o calendário acadêmico tem sofrido alterações constantes, mas garantimos que ninguém será prejudicado. A projeção agora é retomarmos progressivamente a partir de 20 de maio (data sujeita a alteração).

Pedimos apenas a compreensão de todos para passarmos essa turbulência com paciência em prol do melhor para todos.

Se você se identificou com todas essas possibilidades apontadas, voltamos ao que dissemos na primeira linha desta carta: onde quer que você esteja, neste exato momento, saiba que não está sozinho(a). Você faz parte de nós e nós existimos porque você está conosco. Os quase 50 anos de estrada da Universidade de Fortaleza mostram um percurso de confiabilidade e credibilidade.

Reitoria da Universidade de Fortaleza
Segunda-feira, 4 de maio de 2020