Coronavírus O que a Universidade de Fortaleza está fazendo por você

Campus da Unifor

Dúvidas frequentes dos alunos

De acordo com determinação das autoridades sanitárias brasileiras, a Universidade de Fortaleza teve que suspender suas atividades presenciais a partir de 17 de março em função da pandemia do novo coronavírus. Na medida em que as atividades presenciais foram suspensas, a Unifor alterou o cronograma de realização de suas atividades acadêmicas, para adaptar-se ao novo período em execução e para minimizar o máximo possível eventuais prejuízos. O calendário pode sofrer novas alterações em função da Covid-19.

O cancelamento do semestre traria implicações em todo o desenvolvimento dos currículos e no vínculo dos estudantes com a Unifor e suas expectativas de formação e da formatura. Portanto, estamos fazendo o melhor para garantir a aprendizagem num momento como este. Estamos aguardando as próximas diretrizes do MEC para definirmos melhor o novo calendário letivo, inclusive com nova programação de férias e formaturas. Pedimos um pouquinho de paciência por parte de todos.

As atividades de estágio supervisionado estão suspensas para a maioria dos cursos, exceto o último semestre de Medicina e os estágios do curso de Direito realizados de forma remota em escritórios e instituições. Tais atividades deverão ser repostas quando do retorno das aulas presenciais, podendo haver aulas intensivas, a fim de não prejudicar o aprendizado. Repetimos: ninguém será prejudicado.

Em função da situação socioeconômica do Brasil com a pandemia do novo coronavírus, a Unifor se antecipou e já concedeu 30% de abatimento nas mensalidades de todos, tanto na graduação como na pós-graduação. Ressaltamos que esta é uma decisão da Universidade de Fortaleza, que visa contribuir com a sociedade, em face ao cenário econômico atual. O ensino está sendo prestado com apoio das tecnologias, conforme as normas do Ministério da Educação.

A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o seguro cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente e oferta ainda o reembolso de despesas médicas hospitalares em caso de acidentes, sendo ele o próprio responsável financeiro ou não.

As dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: segurounifor@qhcorretora.com.br

Para quem tem FIES, o desconto de 30% referente ao mês de abril será creditado na semestralidade de 2020.2. Os possíveis concludentes em 2020.1 deverão solicitar o ressarcimento financeiro a partir de agosto para o e-mail: fies@unifor.br

Os alunos beneficiados com PEX já contam com o benefício de pagar 50% da mensalidade durante o seu curso de graduação e os outros 50% somente depois da conclusão do curso, sem juros.

A educação superior é importante principalmente em momentos de crise como o que estamos vivendo no momento. A intenção da Universidade de Fortaleza é estudar com cada aluno a melhor maneira de atender sua realidade, de modo a não prejudicá-lo. Não recomendamos, nesse momento, trancamento de matrícula ou cancelamento de disciplinas, pois o aluno acaba não conseguindo recuperar o que foi investido, além de impactar na sua trajetória acadêmica. Nossos alunos não serão prejudicados, caso não consigam efetuar o pagamento das mensalidades. Se você tiver dificuldades para cumprir o pagamento das mensalidades neste período, faça contato pelo e-mail centraldeatendimento@unifor.br ou pelo chat, disponível no site Unifor. Uma conversa com o seu Coordenador antes de tomar a decisão, pode ajudar bastante.

Desde 1° de abril, os professores iniciaram processos de avaliação em cada disciplina, considerando os conteúdos e metodologias utilizadas virtualmente. Se surgir qualquer dúvida, converse com a Coordenação ou a Direção de Centro.

Você pode manter contato com seu coordenador por meio de torpedo ou e-mail, disponível em seu Unifor Online. Os coordenadores de curso estão empenhados em prestar o suporte necessário neste período em que vivemos uma situação nova e cheia de desafios.

Vivemos uma situação nova e cheia de desafios. Diante do cenário atual e da necessidade de um planejamento ágil, foi sugerido inicialmente ao professor utilizar ferramentas e plataformas com as quais tivesse maior familiaridade, de modo que cada professor desenvolvesse suas atividades em ambientes virtuais da melhor forma possível, prezando sempre pela qualidade do ensino e a interação com alunos. Mas, se você está com dificuldade, fale com o Coordenador.

A Universidade está estudando possibilidades para dar suporte aos alunos que não conseguem acompanhar o semestre de forma virtual. De qualquer modo, o aluno terá oportunidade, no retorno às atividades práticas, de revisar conteúdos ministrados e desenvolver atividades práticas que não foram virtualizadas.

Em função do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Universidade de Fortaleza tem trabalhado com afinco para que os possíveis concludentes possam finalizar seus cursos ainda neste semestre letivo, sem descuidar, porém, dos procedimentos aconselhados pelas autoridades sanitárias para manter o bem-estar da comunidade acadêmica.

A Universidade de Fortaleza elaborou um plano de ensino adaptado à realização das atividades online, com nova organização de conteúdos, metodologias e cronogramas. O aluno poderá acompanhar as atividades previstas para cada conteúdo das suas disciplinas nesse plano. Converse com seu professor sobre essa percepção. Ele deve lhe esclarecer como se deu o planejamento das atividades e possivelmente tirará suas dúvidas sobre esse novo modelo. Caso seus questionamentos persistam, converse com sua coordenação, que manterá contato com o professor para sanar as dúvidas que você tiver sobre essas questões.

A solicitação de aproveitamento de Atividades Complementares poderá ser realizada por e-mail centraldeatendimento@unifor.br . Para tanto, os documentos a serem avaliados deverão ser anexados no e-mail e na mensagem de solicitação deverão ser incluídas as informações a seguir: nome completo do(a) aluno(a), número de matrícula, curso a qual está vinculado na Unifor e telefone de contato. 

Com isso será aberto seu processo online e gerado o boleto para pagamento dos créditos a serem consignados no valor correspondente a 1(um) crédito teórico do seu curso. Você receberá o boleto bancário para pagamento, por e-mail. 

Informamos que os documentos só seguem para análise após o pagamento e compensação do boleto bancário enviado.

Em virtude do isolamento social imposto pelas autoridades sanitárias, com respaldo do Ministério da Educação, a Universidade de Fortaleza tem atuado com bastante flexibilidade. Fique atento aos cursos e oportunidades online que possam ser comprovadas e entre em contato com a coordenação do seu curso para saber dos cursos/atividades que estão sendo ofertados virtualmente pela Unifor ou por outras instituições.

O acompanhamento das orientações de monografias e TCC deve ser realizada de modo remoto durante o período de afastamento social. A orientação pode ser realizada por meio de videoconferências e compartilhamento de arquivos. Converse com seu professor orientador e deixe um cronograma de encontros em horários pré-estabelecidos. Estabeleça uma rotina de trabalho. Em caso de dúvidas, você pode conversar também com a coordenação do seu curso.

As coordenações de cursos estão planejando as apresentações de monografia, respeitando as especificidades de cada graduação e considerando as orientações institucionais e o calendário acadêmico. Caso seja adotada a apresentação por videoconferência, o curso tomará as providências necessárias para que esse momento ocorra com tranquilidade, viabilizando todas as condições para que o aluno apresente seu trabalho e seja avaliado respeitando os critérios já previamente estabelecidos. Os alunos devem aguardar comunicação específica de suas coordenações. Converse com seu professor-orientador para combinar tudo.

Os professores são orientados a realizar suas aulas síncronas em ambiente virtual nos mesmos dias e horários de suas aulas presenciais no campus. É possível que seja o caso de algum professor ter agendado uma aula extra ou de reposição em horário distinto. Em caso de situações fora do plano, você deve entrar em contato com sua coordenação, que deverá manter contato com o professor. 

Entre em contato com a coordenação do seu curso

Administração
Josimar Souza Costa
administracao@unifor.br

Cinema e Audiovisual
Elizabete Jaguaribe
betejaguaribe@gmail.com

Ciências Contábeis
Alexandra Alencar Siebra
contabeis@unifor.br

Ciências Econômicas
Allisson David de Oliveira Martins
allissonmartins@unifor.br

Comércio Exterior
Josimar Souza Costa
josimarscosta@unifor.br

Design de Moda
Ana Cláudia Farias
designdemoda@unifor.br

Eventos
Milena Reis
milenaauip@unifor.br

Jornalismo
Wagner Borges
jornalismo@unifor.br

Marketing
Jeimes Aquino de Alencar
‎‎jeimesalencar@unifor.br

Publicidade e Propaganda
Tarcísio Bezerra
publicidade@unifor.br

Direito
Lara Vieira, Fabíola Bezerra, Juliana Mamede
direito@unifor.br

Educação Física
Diane Nocrato
educacaofisica@unifor.br

Enfermagem
Antonia Karoline Oliveira
enfermagem@unifor.br

Estética e Cosmética
Barbara Karen Matos Rodrigues
esteticaecosmetica@unifor.br

Farmácia
Caroline Mourão Melo
farmacia@unifor.br

Fisioterapia
Paulo Henrique Palácio
fisioterapia@unifor.br

Fonoaudiologia
Fernanda Sampaio
fonoaudiologia@unifor.br

Medicina
Sílvia Melo
medicina@unifor.br

Medicina Veterinária
Marília Taumaturgo
marilia.taumaturgo@unifor.br

Nutrição
Carolinne Reinaldo Pontes
nutricao@unifor.br

Odontologia
Márlio Ximenes
odontologia@unifor.br

Psicologia
Anna Karynne da Silva Melo
coordenacaopsicologia@unifor.br

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Liádina Camargo
ads@unifor.br

Arquitetura e Urbanismo
Milena Rodriguez
arquiteturaeurbanismo@unifor.br

Ciência da Computação
Liádina Camargo
computacao@unifor.br

Computação em Nuvem
Liádina Camargo
liadina@unifor.br

Energias Renováveis
Brigida Miola
e.renovaveis@unifor.br

Engenharia Ambiental e Sanitária
Oyrton Azevedo
eng.amb.san@unifor.br

Engenharia Civil
Ítalo Salomão
eng_civil@unifor.br

Engenharia Eletrônica
Bruno Ricardo de Almeida
eletronica@unifor.br

Engenharia Elétrica
Francisco Rodrigo Paulino Magalhães
eletrica@unifor.br

Engenharia Mecânica
Lúcia Maria Barbosa Oliveira
mecanica@unifor.br

Engenharia da Computação
Liádina Lima
engcomp@unifor.br

Engenharia de Controle e Automação
Liádina Lima
eng_automacao@unifor.br

Engenharia de Produção
Lucia Barbosa
engproducao@unifor.br

Informações para contato

Entre em contato conosco

  • E-mail de contato: centraldeatendimento@unifor.br