null 56% dos cursos de graduação da Unifor atingiram notas de excelência no Enade 2019

Qua, 21 Outubro 2020 18:58

56% dos cursos de graduação da Unifor atingiram notas de excelência no Enade 2019

Todos os 18 cursos de graduação que foram considerados pela pesquisa (9 do Centro de Ciências da Saúde e 9 do Centro de Ciências Tecnológicas) alcançaram resultados positivos


Enade avaliou performance de alunos das áreas de saúde e tecnologia (Foto: Ares Soares. Registro feito antes da pandemia)
Enade avaliou performance de alunos das áreas de saúde e tecnologia (Foto: Ares Soares. Registro feito antes da pandemia)

Do total de cursos de graduação da Universidade de Fortaleza avaliados pelo Enade, 56% atingiram desempenho de excelência. O exame de 2019 teve foco na performance de alunos das áreas de saúde e tecnologia. O resultado foi anunciado na última terça-feira, 20 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. 

Todos os 18 cursos de graduação que foram considerados pela pesquisa (9 do Centro de Ciências da Saúde e 9 do Centro de Ciências Tecnológicas) alcançaram resultados positivos. Destes, 10 se destacaram por receber conceitos avaliativos altos: Medicina e Farmácia, com conceito 5 (nota máxima); e as graduações de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, todos com nota 4.

O curso de Medicina da Unifor foi eleito o melhor entre os ofertados por instituições privadas do nordeste e o terceiro melhor do país. Entre universidades públicas e privadas, o curso de Farmácia conquistou o título de segundo melhor da região, e os de Fonoaudiologia e Estética e Cosmética a primeira colocação entre os melhores do Ceará. No âmbito da tecnologia, as formações em Engenharia nas áreas Ambiental e Sanitária, de Computação, de Controle e Automação, Eletrônica e Mecânica atingiram a maior nota entre as privadas do Ceará.

Competências plurais 

Sobre os cursos que obtiveram maior conceito no CCT, o diretor do Centro, Jackson Sávio, ressalta que “os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo da Unifor proporcionam uma formação multidisciplinar baseada em um conjunto de competências voltadas para um tempo de mudanças”. De acordo com ele, isso é alcançado pois há incentivo à autonomia, criatividade e inovação dos alunos. “Desde o ingresso na instituição, eles são vistos como profissionais em formação, preparados para modelar e resolver problemas reais, o que é requisito para sua inserção exitosa no mercado de trabalho”.

Coordenador do curso de Engenharia Civil, o professor Ítalo Salomão comemora a nota obtida: “O curso de Engenharia Civil da Unifor sempre possuiu o princípio da educação de qualidade orientada a um mercado plural e baseado em competências. [...] A todo corpo discente, docente, técnico e coordenação o nosso agradecimento por mais essa conquista”. Salomão destaca ainda que o conceito obtido se dá, principalmente, “em virtude da infraestrutura do curso e de seus espaços laboratoriais; da delimitação de um quadro docente renomado; e da busca contínua no aperfeiçoamento de estratégias metodológicas para um processo de ensino e aprendizagem significativo”.

"A conquista da Nota 4 no Enade pelo curso de Arquitetura, de acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Educação, é resultado de muito empenho e dedicação por parte da comunidade acadêmica docente e discente na busca por um aprendizado de qualidade e voltado para delimitações de competências. Seguimos com o objetivo de nos tornamos cada vez melhores, ensinando e aprendendo sempre! Parabéns para todos", celebra a professora Milena Baratta, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor.

Compromisso com a excelência

Sobre o desempenho do CCS no Enade, o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, cita a grande e variada extensão de cursos ofertados pela Unifor na área como um de seus diferenciais na educação: “Temos praticamente todas as graduações nessa área, e que há muitos anos demonstram a qualidade da prestação de serviço em saúde da Universidade de Fortaleza”. 

A professora Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde, afirma que o resultado conquistado pelo Centro no Enade 2019 está relacionado ao esforço conjunto de alunos, professores e colaboradores para consolidar a posição da Unifor entre as melhores Universidades do país. “Nosso compromisso com a formação profissional de cada aluno compreende possibilitar vivências e experiências diferenciadas dentro de cada área do seu curso, desde o início da formação, tanto em nossos laboratórios como em instituições parceiras. [...] Essa conquista pertence a todos nós que fazemos a Universidade de Fortaleza”, afirma.

Como funciona o Enade

A cada ano, um grupo é avaliado no Enade:

I: Bacharelado ou licenciatura em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias, arquitetura e urbanismo; cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

II: Bacharelado ou licenciatura em ciências biológicas; ciências exatas e da Terra; linguística, letras, artes e áreas afins; cursos tecnológicos em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

III: Bacharelado em ciências sociais aplicadas e áreas afins; em ciências humanas (cursos que não sejam avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

São dois instrumentos de avaliação:

  • Prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas);

  • E questionário de perfil dos alunos.