angle-left Aluna de jornalismo lança "A Vida de Ricardo" na Bienal Internacional do Livro

Qui, 8 Agosto 2019 14:24

Aluna de jornalismo lança "A Vida de Ricardo" na Bienal Internacional do Livro

O livro aborda questões sobre inclusão e acessibilidade para crianças


Lígia Grillo escreveu
Lígia Grillo escreveu "A Vida de Ricardo" quando tinha apenas 10 anos. Foto: Ares Soares.

Ser diferente é normal. Foi com base nessa frase que a estudante do curso de Jornalismo da Unifor e escritora Lígia Grillo começou a escrever seu primeiro livro. Quando criança, relata que muitas vezes preferia passar horas escrevendo suas histórias a brincar com seus brinquedos. “Sempre gostei de escrever. É um hábito que cultivo desde criança”, conta.

Aos 10 anos de idade, Lígia escreveu “A Vida de Ricardo”, livro posteriormente publicado pela Editora Ludis e Portfólio em 2014. O livro, que é voltado para o público infantil, conta a história de um menino de nove anos, que, com a companhia de seu cachorro, sofre um acidente de ônibus e passa a lidar com a situação e mudança de hábitos. Para quem lê, a mensagem do livro é de que não importa as diferenças e nem as dificuldades da vida, a amizade muitas vezes ajuda a superar qualquer obstáculo.

Lígia conta que a oportunidade de publicar seu livro surgiu de uma outra edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, durante uma roda de conversa. Ela acabou conhecendo a dona da futura Editora Ludis, Isa Magalhães. Em 2014, a editora realizou seleção para jovens escritores e Lígia foi contemplada com sua primeira publicação literária.

Hoje, aos 19 anos, Lígia vai lançar “A Vida de Ricardo” na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. “A chance de lançar A Vida de Ricardo na Bienal é a realização de um sonho para mim. Sou muito grata a Unifor pela oportunidade e me sinto realizada por levar um assunto tão importante como a inclusão para um dos maiores eventos culturais do estado”, explica. 

O evento acontecerá no estande da Unifor, dia 22 de agosto, a partir das 11h. Na ocasião, haverá contação de história baseada no livro para as crianças que desejarem se aventurar com Lígia e Ricardo.

Trabalhando a inclusão

Durante a disciplina de Radiojornalismo do curso de Jornalismo da Unifor, ministrada pela professora Ana Paula Silva Farias, Lígia e mais os colegas de equipe Luiza Ester Oliveira, Matheus Norões, Karolina Maia e Rhaniel Lenin produziram um audiolivro sobre “A Vida de Ricardo”. 

O audiolivro, já trabalhado anos antes na disciplina, tem como objetivo expandir histórias para o universo sonoro. O projeto produzido pela equipe, após finalizado, foi enviado para a Associação dos Cegos do Ceará e para outras instituições que trabalham com os deficientes visuais, tornando-se um paradidático infantil para esse público.

“Nós nos sentimos muito realizados com o trabalho final da disciplina. Acreditamos que todo mundo deve ter acesso à literatura e ficamos felizes de poder ajudar crianças que não possuem acesso tão facilmente”, comenta Lígia. “Gosto de dizer que tudo isso é um tipo de inclusão dupla, pois o conteúdo do livro já fala sobre inclusão e acessibilidade e conseguimos transformar ele em um formato mais inclusivo para as crianças. Isso tudo é motivo de muito orgulho para todos nós”, acrescenta.

A equipe também já apresentou o audiolivro na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Expocom, etapa regional), um dos maiores congressos de comunicação do país, realizado em maio deste ano, em São Luís do Maranhão

Serviço

Lançamento do livro “A Vida de Ricardo”/Contação de história
Local:
XIII Bienal Internacional do Livro - Centro de Eventos do Ceará
Dia: 22 de agosto de 2019
Horário: 11h