angle-left Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo: confira obras do artista presentes na Coleção da Fundação Edson Queiroz

Seg, 11 Março 2019 09:52

Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo: confira obras do artista presentes na Coleção da Fundação Edson Queiroz

O artista cearense é um dos pioneiros no movimento artístico da Arte Cinética


Uma das obras de Sérvulo Esmerado expostas na Unifor. Foto: Ares Soares
Uma das obras de Sérvulo Esmerado expostas na Unifor. Foto: Ares Soares

O governador do Ceará Camilo Santana assinou, em 27 de fevereiro, a mensagem que encaminha para Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que institui 2019 como “O ano Cultural Sérvulo Esmeraldo”. Em seu acervo, a Fundação Edson Queiroz possui cinco obras do artista cearense.

A mensagem, que encaminha o Projeto de Lei instituindo 2019 o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, segue agora para a Assembleia Legislativa, para apreciação. O projeto de lei abre as atividades da Programação Cultural do Ceará deste ano, cuja programação contará com exposições, oficinas e mostras. É possível acompanhar a programação do Ano Sérvulo Esmeraldo no site da Secult

“A instituição do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo é uma homenagem justa e relevante a este grande artista cearense que muito nos orgulha, considerado um dos mais talentosos de sua geração. Artista de múltiplas linguagens, Sérvulo brilhou como escultor, pintor, desenhista, gravador e ilustrador. Há de se destacar também o papel de sua mulher Dodora Guimarães, companheira e cúmplice durante longos anos e hoje fundamental na preservação de seu legado. Tive o privilégio de conviver e desfrutar da amizade do casal Dodora e Sérvulo por várias gerações na minha família, desde meu avô Antônio Martins Filho”, afirma o vice-reitor de Extensão da Unifor, professor Randal Pompeu.

Quem foi Sérvulo Esmeraldo

Sérvulo Esmeraldo foi um artista cearense que produziu esculturas, gravuras, ilustrações e pinturas. Sérvulo se tornou conhecido como um dos artistas brasileiros pioneiros no movimento artístico da Arte Cinética, que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças. 

Sérvulo foi preocupado em difundir a cultura no Estado do Ceará e fez uso de seu prestígio como artista internacional, agindo em defesa da política cultural, bem como da classe artística. Nascido em 1929, se estivesse vivo, estaria completando 90 anos em 2019. 

Confira a seguir a galeria de obras criadas por Sérvulo presentes no acervo da Fundação Edson Queiroz: