angle-left Avaliação Institucional 2019: sua opinião melhora a universidade. Participe!

Sex, 1 Novembro 2019 17:31

Avaliação Institucional 2019: sua opinião melhora a universidade. Participe!

A avaliação estará disponível para resposta a partir do dia 4 de novembro, estando vigente até o dia 13 de dezembro, último dia letivo do semestre


A Avaliação Institucional Online é um dos principais instrumentos que alunos e professores têm para promover ações administrativas e pedagógicas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela Universidade de Fortaleza. Foto: Ares Soares.
A Avaliação Institucional Online é um dos principais instrumentos que alunos e professores têm para promover ações administrativas e pedagógicas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela Universidade de Fortaleza. Foto: Ares Soares.

A Avaliação Institucional Online é um dos principais instrumentos que alunos e professores têm para promover ações administrativas e pedagógicas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela Universidade de Fortaleza.

Realizada semestralmente desde 2005 em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a avaliação visa identificar as potencialidades e necessidades de aprimoramento no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A pesquisa já promoveu diversas alterações no Campus, como a aquisição de novos equipamentos, ampliação de laboratórios, espaços de convivência, mais acessibilidade, aumento do acervo da Biblioteca entre outros. 

As avaliações já surtiram efeito também na atualização e expansão de atividades da matriz curricular dos cursos. Portanto, a colaboração a partir da resposta dos questionários é essencial para que os gestores planejem ações destinadas à satisfação de toda a comunidade acadêmica.

A Avaliação Institucional 2019 é divida em duas: a Avaliação Ingressantes 2019.2 e a Avaliação dos Cursos de Graduação 2019.2, sendo a primeira direcionada a alunos de primeiro semestre e a segunda para alunos a partir do 2° semestre de seus respectivos cursos. Na Avaliação dos Cursos de Graduação, o aluno analisa o professor, ele mesmo e o curso. 

Os dados apresentados pela Comissão de Avaliação Institucional (Coavi) são coletados de acordo com a periodicidade de cada segmento avaliado, que pode ser semestral, anual, bienal e/ou trienal, a fim de que a Universidade de Fortaleza possa implementar ações de melhorias de curto, médio e longo prazos. Para essa dinâmica da gestão institucional são utilizados os relatórios da autoavaliação externa e interna.

A coleta é realizada por meio de instrumentos na forma de questionário fechado, que utiliza como principal metodologia a internet, o que proporciona inúmeras vantagens tanto para o avaliador quanto para o tratamento dos dados.

A avaliação de 2019.2 estará disponível para resposta a partir do dia 4 de novembro, estando vigente até o dia 13 de dezembro, último dia letivo do semestre. Para responder a pesquisa, basta acessar o Unifor Online.