angle-left Biblioteca Central da Unifor amplia oferta de capacitações online

Seg, 11 Maio 2020 16:04

Biblioteca Central da Unifor amplia oferta de capacitações online

Abertas ao público, as capacitações disponíveis oferecem declaração de participação


Capacitações online serão ofertadas de 11 a 21 de maio para todo o público interessado (Foto: Shutterstock)
Capacitações online serão ofertadas de 11 a 21 de maio para todo o público interessado (Foto: Shutterstock)

Diante do período de paralisação das atividades presenciais na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, a Biblioteca Central disponibilizará, no período de 11 a 21 de maio, oportunidades de capacitação online. Além da experiência de aprendizado, as declarações serão emitidas aos participantes.

Os treinamentos serão ministrados pelo setor de Pesquisas e Treinamentos da Biblioteca. “As capacitações enfatizam o uso das fontes de informação: bases de dados, periódicos e livros eletrônicos, pertencentes à Biblioteca Digital. Elas acontecerão virtualmente, por meio da ferramenta Google Hangouts Meet, e estarão disponíveis também para o público externo, pois pretendemos que outras pessoas conheçam o que a Biblioteca Unifor oferta”, comenta a bibliotecária Gabriela Gomes. Os interessados devem acessar o link para inscrição

Conheça mais sobre as capacitações ofertadas:

  • Biblioteca Digitalapresenta as ferramentas e as estratégias de pesquisa em bases de dados de livros e periódicos digitais.  

  • Capacitação “Desvendando a Pesquisa Científica”: busca esclarecer as principais dúvidas sobre a ética na pesquisa científica, abordando as boas práticas de conduta estudantil e tratando sobre integridade acadêmica. Esse curso de capacitação aborda, também, sobre a importância das revistas na comunicação científica, informando as melhores bases de dados para pesquisa de artigos e dicas de como publicar em periódicos.

  • Capacitação  Gerenciador de referências Mendeley: além do processo de pesquisa e escrita, o autor de trabalhos científicos precisa adequar suas produções às normas acadêmicas. Por isso, nesta capacitação, o bibliotecário apresentará aos participantes como instalar o software Mendeley e utilizá-lo para alimentar a base de artigos e elaborar referências e citações de forma automática.

  • Capacitação sobre as Normas  ABNT, APA e Vancouver: elaboração de citações e referências de acordo com as normas específicas que o trabalho requer.