angle-left Bibliotecas da Unifor são opções culturais em Fortaleza

Qua, 4 Julho 2018 17:11

Bibliotecas da Unifor são opções culturais em Fortaleza

Acervo bibliográfico composto por milhares de volumes reúne obras científicas, preciosidades da escritora Rachel de Queiroz e livros que perpassam a História.


Coleção pessoal da escritora cearense Rachel de Queiroz traz livros autografados por importantes nomes literários (Foto: Ares Soares)
Coleção pessoal da escritora cearense Rachel de Queiroz traz livros autografados por importantes nomes literários (Foto: Ares Soares)

Cultura e arte ao alcance de todos. Esse é um dos pilares presentes na missão da Unifor. Para isso, oferece ao público diversas opções de programação entrelaçando conhecimento e lazer, como exposições de arte, peças teatrais, apresentações de grupos musicais e de dança, e um vasto acervo literário para visitação de forma gratuita. 

Os livros presentes na Unifor contemplam volumes científicos, valiosa coleção pessoal da escritora cearense Rachel de Queiroz e obras raras que abordam temas como História e Literatura. Conheça: 

Biblioteca Central da Unifor

Um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares das regiões Norte e Nordeste, a Biblioteca Central da Unifor reúne mais de 95 mil títulos, em um total de mais de 317 mil documentos/obras nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, da saúde, da comunicação e gestão. O espaço possui 5 mil² e 722 assentos para estudo. 

O vasto acervo é composto por livros, teses, dissertações, anais, vídeos analógicos e digitais, além de periódicos, que subsidiam de forma completa a busca por informações para auxiliar na sua formação. 

* Visitação: de 30 de junho a 28 de julho, aos sábados de 8h30 às 12h30. Acesso gratuito. Mais informações: (85) 3477.3162.

Coleção Rachel de Queiroz

Doado à Unifor pelo Instituito Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, a Coleção Rachel de Queiroz reúne grande acervo bibliográfico da renomada escritora cearense. O valioso acervo é composto de aproximadamente 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, além de raridades como livros autografados por grandes nomes da literatura nacional e primeiras edições. 

Pimeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras, Rachel foi jornalista, tradutora, cronista prolífica e dramaturga. Escreveu peças de teatro e publicou grande número de crônicas nos principais jornais e revistas do Brasil, nos quais integrou o time de mestres no gênero.

* Visitação: No 1º piso da Biblioteca Central, segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados, de 8h30 às 13h. Acesso gratuito. Mais informações: (85) 3477.3169.

Biblioteca de Acervos Especiais

Cerca de 8 mil volumes entre livros e coleções raras nacionais e internacionais sobre Literatura, Artes, História do Ceará, Biografias e Direito, entre outros temas, estão à disposição na Biblioteca Acervos Especiais da Unifor. 

Entre as obras raras estão “Dante con l´espositioni di Christoforo Landino” (1578); “Geschichte in Brasilien” (Maurício de Nassau) de Gaspar Barleus (1659); “Castrioto Lusitano” de Raphael de Jesus (1679). 

A biblioteca tem como destaques ainda as publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964, assim como o Arquivo da História do Ceará organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos e o acervo de Francisco Pati, escritor, advogado e conselheiro da Bienal Internacional de São Paulo

* Visitação: de segunda a sexta, de 8 às 12h e de 14 às 18h. Aos sábados, sob agendamento. Mais informações: (85) 3477.3823.