null Central de Carreiras promove rodas de conversa sobre diversidade no mercado de trabalho

Central de Carreiras promove rodas de conversa sobre diversidade no mercado de trabalho

Projeto da Central de Carreiras visa à conscientização e orientação de toda a comunidade acadêmica 


Durante as rodas de conversa, estudantes serão orientados sobre a importância da diversidade no mercado de trabalho (Foto: Getty Images)
Durante as rodas de conversa, estudantes serão orientados sobre a importância da diversidade no mercado de trabalho (Foto: Getty Images)

A Central de Carreiras e Egressos, em parceria com o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está promovendo o projeto Rodas de Conversa sobre Inclusão e Diversidade no Mercado de Trabalho. O objetivo da ação é estimular o debate acerca das oportunidades e dos obstáculos da jornada profissional, a partir de questões que envolvem a população LGBTQIA+. A sigla refere-se ao conjunto de pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, travestis, queers, interssexuais ou assexuais, além de toda a pluralidade de orientações sexuais e de gênero.

Em torno da sigla LGBTQIA+ existe um movimento político e social que defende a diversidade, buscando mais representatividade e direitos para essa população. Diante de um mercado de trabalho que costuma reproduzir os preconceitos da sociedade, a luta por iguais chances de empregabilidade e pela ocupação dos espaços profissionais torna-se uma pauta necessária, não só para a comunidade em si, mas para a sociedade de maneira integral.

Para Noália Magna de Araújo, professora e supervisora de Estágio em Processo de Gestão e Saúde do Trabalhador da Unifor, pessoas da comunidade LGBTQIA+ enfrentam ambientes discriminatórios e excludentes, especialmente quando não existem práticas para discutir sobre a importância dessas questões, tanto com pessoas da comunidade, quanto de forma geral.

Ela enfatiza que no mundo corporativo são frequentes os entraves em torno da contratação de LGBTQIA+, em especial, travestis e transgêneros, provocando uma baixa inserção dessas populações no mercado de trabalho formal. “Isso fere diretamente os princípios dos direitos humanos e da não discriminação”, acrescenta.

Por outro lado, cada vez mais empresas necessitam e adotam iniciativas no sentido de promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. “Hoje, sabemos de empresas líderes no mercado que estão demonstrando apoio à inclusão de pessoas LGBTQIA+. Os efeitos têm sido muito positivos nos processos seletivos, bem como percebemos melhorias efetivas na cultura de colaboração, empatia, produtividade, marketing institucional e inovação”, aponta Araújo.

Inclusão e Diversidade no Mercado de Trabalho

A iniciativa de abrir um debate sobre o tema revela o alinhamento da Universidade com necessidades atuais e urgentes dos estudantes e do mercado. O projeto acontecerá nos dias 10, 17 e 24 de novembro, tendo como público-alvo alunos, egressos e colaboradores da Unifor. Os interessados devem realizar a inscrição até 7 de novembro e escolher a turma que corresponda ao próprio perfil (veja abaixo). Cada turma oferece 20 vagas.

Ana Rebeca Medeiros, psicóloga da Central de Carreiras e Egressos, ressalta que, nas três quintas-feiras em que ocorrem os encontros, será apresentada uma linha de conteúdo com início, meio e fim. Desse modo, é importante que os participantes compareçam aos três dias.

As rodas de conversa serão conduzidas por discentes do curso de Psicologia que atualmente cursam a disciplina de Estágio em Processos de Gestão e Saúde do Trabalhador, orientada pela professora Noália.

  • Turma 1

Público: pessoas da comunidade LGBTQIA+
Data: 10, 17 e 24 de novembro de 2022
Horário: 13h30 às 15h
Local: sala B05

  • Turma 2 

Público: estudantes, egressos e colaboradores da Unifor que tenham interesse em conhecer mais sobre a temática
Data: 10, 17 e 24 de novembro de 2022
Horário: 9h30 às 11h
Local: sala B03

Central de Carreiras e Egressos

Auxiliar o desenvolvimento profissional dos alunos da graduação, pós-graduação e egressos, aproximando o mundo do trabalho da formação acadêmica, bem como ajudar empresas a recrutar os melhores talentos. Essa é a missão da Central de Carreiras e Egressos, atualmente liderada pela professora Carolina Quixadá.

A Central realiza treinamentos, oficinas e cursos visando promover capacitação, aumentando as chances de sucesso dos estudantes no mercado de trabalho.

A principal ferramenta da Central de Carreiras e Egressos é a plataforma Unifor Carreiras, por meio da qual é possível realizar a inscrição no projeto Rodas de Conversa sobre Inclusão e Diversidade no Mercado de Trabalho, e em várias outras atividades ao longo do ano. O login na plataforma é feito utilizando o CPF do aluno. Caso o estudante não lembre a senha de acesso, é possível solicitar a redefinição entrando em contato com a Central de Carreiras e Egressos por meio do número 3477-3142 ou pelo e-mail estagio@unifor.br.

Serviço

Projeto Rodas de Conversa sobre Inclusão e Diversidade no Mercado de Trabalho
Datas: 10, 17 e 24 de novembro
Horários e locais: Turma 1, das 13h30 às 15h - sala B05 | Turma 2, das 9h30 às 11h - sala B03
Mais informações: Central de Carreiras e Egressos - (85) 34773142 ou estagio@unifor.br