null Em meio à pandemia, XXVI Encontro de Iniciação à Pesquisa supera expectativas de participação

Sex, 23 Outubro 2020 17:12

Em meio à pandemia, XXVI Encontro de Iniciação à Pesquisa supera expectativas de participação

De acordo com professor Angelo Roncalli, organizador do Encontro, a experiência foi desafiadora e gratificante. Mais de 250 trabalhos foram submetidos ao evento.


Angelo Roncalli, coordenador Divisão de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), considera a realização do Encontro importante mesmo em meio aos desafios atuais. (Foto: Ares Soares)
Angelo Roncalli, coordenador Divisão de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), considera a realização do Encontro importante mesmo em meio aos desafios atuais. (Foto: Ares Soares)

Realizado virtualmente em 2020, o XXVI Encontro de Iniciação à Pesquisa aconteceu nessa última semana (20 a 22 de outubro) como parte dos Encontros Científicos 2020 da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. As apresentações online divulgaram pesquisas realizadas por alunos dos cursos de graduação da Unifor e de outras instituições de ensino superior do país. 

Promovendo integração e intercâmbio de conhecimento, o evento avaliou os trabalhos desenvolvidos por estudantes vinculados aos Programas de Iniciação Científica. Em 2020, foram recebidos 262 trabalhos acadêmicos para avaliação. Para Angelo Roncalli, coordenador da Divisão de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) e um dos membros organizadores da ocasião, a 26ª edição foi além das expectativas. 

“Acredito que a Universidade de Fortaleza mostrou sua força neste momento de pandemia quanto a capacidade de manter ativas as ações ligadas às pesquisas realizadas por seus alunos e respectivos orientadores”, declara o professor, que considera a realização do Encontro importante mesmo em meio aos desafios atuais.

Roncalli complementa afirmando que a experiência foi desafiadora e gratificante: “A grande lição desses encontros foi a contribuição de todos os envolvidos para que não só o Encontro de Iniciação à Pesquisa, mas também o de Práticas Docentes e de Pós-Graduação e Pesquisa fossem realizados com sucesso”.

A Iniciação Científica na Unifor vem aumentando em qualidade e quantidade de forma sistemática, atraindo crescente interesse dos corpos discente e docente. Tal crescimento é, dentre outros fatores, consequência do programa de fornecimento de bolsas de iniciação à pesquisa com recursos próprios (PROBIC), além da implementação do Programa de Aluno Voluntário de Iniciação à Pesquisa (PAVIC).