angle-left Hemoce promove ação de doação de sangue na Universidade de Fortaleza

Sex, 14 Fevereiro 2020 18:18

Hemoce promove ação de doação de sangue na Universidade de Fortaleza

A coleta incentiva a solidariedade e responsabilidade social. Doações podem ser feitas de 17 a 21 de fevereiro.
A coleta incentiva a solidariedade e responsabilidade social. Doações podem ser feitas de 17 a 21 de fevereiro.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) oportuniza que os interessados possam participar da coleta de doação de sangue que acontecerá no Centro de Convivência, localizado na Universidade de Fortaleza. A ação acontece nos dias 17 a 21 de fevereiro de 2020.

Adalise Maia, assistente social do Hemoce, estará presente durante toda a semana da ação. A profissional destaca que a proposta em realizar o serviço de coleta externa, descentraliza o atendimento em relação à procura da doação de sangue. “O Hemocentro busca locais estratégicos para potencializar a captação dos doadores. Ir para a Universidade de Fortaleza já faz parte do nosso calendário anual, uma parceria que já tem alguns anos. Isso fortalece o hábito de doar sangue nesta região da cidade”, completa.

O período de carnaval foi fator determinante para definir os dias destinados para a coleta. Segundo Adalise, o incentivo desta campanha é intitulada “Antes de cair na folia, coloque a solidariedade em dia”. “Pensamos neste período, pois temos um feriado em que percebemos a necessidade de melhorar o estoque, devido às situações emergenciais. Focando no carnaval também aumentamos a possibilidade de realizar novas coletas no início do ano letivo, originando pessoas conscientizadas e que realizam a doação através da responsabilidade social”, enfatiza.

Como doar

Para estar apto a doar basta ter entre 16 a 69 anos. Os menores de idade podem doar com o termo de consentimento assinado pelos pais, documento disponibilizado no site do Hemoce, no espaço “do doador”. Além disso, os interessados precisam apresentar mais de 50kg, portar documento de identidade ou documentos eletrônicos como CNH eletrônica e e-título. É necessário apresentar condições adequadas de saúde, dúvidas a serem esclarecidas diretamente com a equipe responsável pela coleta.

Adelise destaca que estas contribuições sociais fazem com que a população entenda que o equilíbrio da vida em sociedade é cuidar uns dos outros. “Incentivar a doação de sangue é fazer com que as pessoas participem de forma altruísta , solidária, pensando que podem sim ajudar ao próximo. A Universidade de Fortaleza, o Hemoce e a população, juntos, estão fazendo o seu melhor para aqueles que aguardam o atendimento em leitos da rede SUS”, completa.

Serviço

Hemoce na Unifor
Data: 17 a 21 de fevereiro de 2020 (segunda a sexta-feira)
Horário: 9h às 20h
Local: Centro de Convivência