angle-left Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti, participa do Mundo Unifor 2019

Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti, participa do Mundo Unifor 2019

Vencedor de duas categorias da maior premiação da literatura brasileira abordará a relação com o sertão a partir de escritos e vivências


Mailson Furtado foi o primeiro autor independente (sem apoio de editora ), em 60 anos de Jabuti, a ganhar o prêmio de melhor livro. Foto: Reprodução.
Mailson Furtado foi o primeiro autor independente (sem apoio de editora ), em 60 anos de Jabuti, a ganhar o prêmio de melhor livro. Foto: Reprodução.

“Mailson Furtado e seu ‘escreviver’ no sertão” é a palestra que vai trazer a Fortaleza o vencedor do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias “Livro do Ano” e “Melhor Livro de Poesia”. O encontro com o autor cearense faz parte da programação do Mundo Unifor, no dia 18 de outubro, às 9 horas, no auditório A4 da universidade.

Por que você não pode faltar

Aspectos folclóricos e elementos geográficos do sertão se cruzam no livro “À Cidade”, responsável por garantir o lugar de Mailson Furtado entre o seleto grupo de escritores laureados com o Prêmio Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira. Aos 27 anos, o autor, natural de Cariré, a 265 km de Fortaleza, tornou-se nacionalmente conhecido pelos poemas que integram a obra. 

No Mundo Unifor, Mailson dividirá com o público as entrelinhas do percurso que o tirou do anonimato. Ele foi o primeiro autor independente (sem apoio de editora ), em 60 anos de Jabuti, a ganhar o prêmio de melhor livro. Recompensa merecida para quem escreveu os versos à mão, editou, diagramou e vendeu as 300 cópias do livro confeccionado com o dinheiro do próprio bolso. 

O sertão presente nas linhas do livro também corre nas veias de Mailson. FIlho de um agricultor e uma dona de casa, o escritor teve o primeiro encontro com a arte durante o Ensino Médio, época em que a música e o teatro abriram caminhos até então inexplorados. 
Além de escritor, Mailson também é cirurgião-dentista, dramaturgo, ator e produtor cultural. 

Segundo o vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, Mailson é mais um nome cearense de alta repercussão cultural em períodos de resistência. “Quando você tem tempos duros e horizontes negros, é na cultura que sobressaem as luzes e os faróis para guiar os próximos passos de uma sociedade. O Mailson é uma expressão disso”, reflete. 

Sobre o Mundo Unifor

A 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. De 17 a 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza se apresenta, novamente, como palco de troca de conhecimento sobre temas contemporâneos. 

A programação inclui palestras com personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer. 

Paralelamente, de 16 a 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 8 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020.

Serviço

Mailson Furtado no Mundo Unifor 2019
Data:
18/10/19
Horário: às 9 horas 
Local: Auditório A4 da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Entrada gratuita