angle-left Mostra Unifor Cenas de Quarentena recebe inscrições até 27 de maio

Seg, 27 Abril 2020 16:26

Mostra Unifor Cenas de Quarentena recebe inscrições até 27 de maio

Curtas-metragens selecionados serão exibidos pela TV Unifor e pelas mídias sociais da universidade, além de concorrerem ao prêmio de um tablet.


Inscrições para a Mostra seguem até dia 27 de maio (Foto: Divulgação)
Inscrições para a Mostra seguem até dia 27 de maio (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de incentivar a produção e a expressão artística dos estudantes da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, durante o período de isolamento social, a TV Unifor e o Curso de Cinema e Audiovisual lançam a Mostra Unifor Cenas de Quarentena. Até 27 de maio, estudantes de qualquer curso de graduação e pós-graduação da instituição devem enviar curtas-metragens caseiros de até três minutos. As produções selecionadas serão exibidas pela TV Unifor e pelas mídias sociais da universidade, junto a entrevistas com os realizadores. Os três curtas-metragens mais votados pelo público serão agraciados com o prêmio de um tablet para cada obra.

As regras exigem que os realizadores elaborem um curta-metragem de até três minutos, captado por uma câmera de celular, dentro de suas casas. Com tema e tipologia (documentário, ficção ou animação) livres, pede-se aos diretores que filmem com o celular posicionado na horizontal e utilizem apenas a iluminação disponível em suas residências. Os curtas-metragens, produzidos durante o período de isolamento social, devem seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

As produções serão avaliadas por uma comissão, composta por três professores indicados pelo Curso de Cinema e Audiovisual e pela TV Unifor; além de mais dois profissionais do cinema cearense, bacharéis em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza. Após assistir aos filmes, a comissão deve selecionar, ao menos, 10% dos inscritos. Os critérios utilizados serão a originalidade da obra, o bom uso dos recursos disponíveis e a qualidade técnica da realização. A divulgação dos selecionados para concorrerem à premiação será realizada por meio das mídias sociais da universidade.

Cenas de Quarentena

A Mostra Unifor Cenas de Quarentena nasceu da necessidade de Leão Neto, estudante de Cinema e Audiovisual, de se expressar artisticamente num período tão intenso. “A ideia surgiu a partir da vontade de produzir. A quarentena nos impede de realizar nossas atividades externas, muitas das minhas produções foram suspensas. Aí eu pensei, eu vou fazer a minha, eu vou criar um roteiro dentro das minhas possibilidades. Mas por que não expandir isso? Por que não propor algo para a universidade e ver se é possível? As pessoas devem sentir que o ato de criar delas é importante”, conta o estudante.

A ideia, acolhida pela TV Unifor e pelo Curso de Cinema e Audiovisual da universidade, se transformou na mostra virtual. “Achamos a ideia do Leão muito boa e pensamos em torná-la imediata para o que estamos vivendo. A princípio, seriam apenas filmes dos alunos de Cinema, mas resolvemos ampliar para todos os alunos da Unifor. A iniciativa tenta aproximar os afetos em meio à distância. Ela ganha essa potência quando a gente consegue levar para a TV Unifor e para as mídias sociais da universidade, ampliando o alcance das produções”, destaca Max Eluard, diretor da TV Unifor e professor da graduação em Cinema. Para ele, “a arte é uma grande tábua de salvação. Expressar e compartilhar os sentimentos pode não só fazer bem para quem está realizando a obra, mas também transmitir algo que gere uma relação de empatia e de reconhecimento”.

Segundo a professora Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, “tradicionalmente, em todos os grandes momentos de crise da humanidade, as artes se transformam na esfera mais privilegiada de reflexão do mundo, criando um ambiente de questões que nos ajudam a compreender a experiência social”. De acordo com a professora, o objetivo da mostra é criar mobilização para o registro dessas experiências no âmbito da quarentena. “O cinema, tecnicamente, viabiliza a possibilidade de captar o movimento do mundo, as imagens em movimento. Com certeza, sairão da mostra imagens que vão formar um repertório muito instigante para ajudar nessa reflexão.”, enfatiza.

Inscrições 

Para se inscrever, os interessados devem conferir o regulamento e preencher a ficha de inscrição até o dia 27 de maio de 2020. Para acessar a ficha, o realizador responsável pela inscrição deve estar conectado ao e-mail institucional da universidade (@edu.unifor.br). Os filmes selecionados deverão ser enviados por Google Drive, Dropbox, Wetransfer, MyAirBridge (ou outro porta-arquivos virtual), com as seguintes especificações: MP4; MKV; mínimo 720p máximo 1080x1920.

Premiação

Os curtas-metragens selecionados serão exibidos pela TV Unifor (canal 181 da NET; e 14 da Multiplay) e publicados pelo Canal da Unifor no YouTube, em uma programação especial de entrevistas com os realizadores. Os três filmes que obtiverem o maior número de likes nas duas primeiras semanas, a contar da data de postagem, serão premiados com um tablet cada.

Serviço

Mostra Unifor Cenas de Quarentena

TV Unifor e Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza

Inscrições até 27 de maio: Regulamento | Ficha de Inscrição

Contato: mostracenas@gmail.com