angle-left Neide Duarte, repórter da TV Globo, participa do Mundo Unifor 2019

Neide Duarte, repórter da TV Globo, participa do Mundo Unifor 2019

Com mais de 30 anos de experiência, a jornalista vem a Fortaleza para conduzir a palestra “Como Contar uma Boa História”


Neide Duarte comanda a palestra “Como Contar uma Boa História” no Mundo Unifor. Foto: Reprodução.
Neide Duarte comanda a palestra “Como Contar uma Boa História” no Mundo Unifor. Foto: Reprodução.

O maior evento de inovação, cultura e ciência do Ceará traz à Fortaleza uma das grandes repórteres da TV Globo. Como parte do Mundo Unifor, Neide Duarte comanda a palestra “Como Contar uma Boa História”, no dia 16 de outubro, a partir das 17 horas, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza. 

Neide Duarte é um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro. Faro apurado, escrita habilidosa e sensibilidade marcam a trajetória da jornalista, que sustenta mais de 30 anos de carreira, boa parte deles na Rede Globo. A profissional tem passagem pelos principais telejornais e programas da casa, como Jornal Nacional, Globo Rural, Globo Repórter e Fantástico.

“A idéia de contar histórias sejam escritas, faladas ou gravadas atravessam os séculos e o que importa, sempre, não é a grande história, a grande idéia, mas a maneira de contar aquela história. Antes de tudo, o repórter precisa ser um bom observador, ter responsabilidade e ética na busca pela verdade na hora de contar uma história e revelar personagens.”, comenta. 

A palestra da repórter abordará requisitos fundamentais para uma apuração ética e habilidosa. “Só existe uma boa história se houver grandes personagens. O trabalho do repórter é principalmente descobrir personagens. Curiosidade também é fundamental. Saber olhar para os detalhes ou até para coisas que aparentemente não tem uma ligação com o assunto principal, mas depois podem ser fundamentais na construção da narrativa.”, ressalta. 

Sobre a palestrante

Neide Duarte nasceu na cidade de São Paulo e se formou jornalista em 1973. Foi repórter especial da TV Globo de São Paulo entre 1980 e 1996, trabalhando no Jornal Nacional, Globo Repórter e Fantástico. De 1998 a 2005 dirigiu e apresentou na TV Cultura o programa Caminhos e Parcerias, programa que mostra o trabalho de ONGs em parcerias com empresas, poder público e as comunidades em prol da melhoria da qualidade de vida. Com o programa, ganhou onze prêmios jornalísticos. 

Tornou-se escritora (Frutos do Brasil - histórias de mobilização juvenil, de 2006) e documentarista (Frutos do Brasil, de 2007, e Um lugar para beijar, de 2008). Desde 2005 é repórter especial da TV Globo de São Paulo, atuando no Jornal Nacional, Globo Repórter, e demais telejornais diários. Atualmente produz grandes reportagens para o Globo Rural e Globo Natureza sobre agricultura familiar e meio ambiente.

Sobre o Mundo Unifor

A 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. De 17 a 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza se apresenta, novamente, como palco de troca de conhecimento sobre temas contemporâneos. 

A programação inclui palestras com personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer

Paralelamente, de 16 a 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 8 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020.

Serviço

Neide Duarte no Mundo Unifor 2019
Data:
16/10/19
Horário: 17h
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Entrada gratuita mediante inscrição online