angle-left Unifor adota medidas preventivas contra o COVID-19

Qui, 12 Março 2020 18:23

Unifor adota medidas preventivas contra o COVID-19

Enquanto o mundo volta os olhos para a pandemia de COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, a Universidade de Fortaleza, que tem como atividades prioritárias a produção do conhecimento, a pesquisa e a responsabilidade socioambiental, tem o compromisso de se posicionar perante a sociedade. 

Para além de sua natureza da formação cidadã, a Universidade de Fortaleza tem ainda sob sua égide estudantes, professores, funcionários e famílias que fazem pulsar a comunidade acadêmica. Desta feita, protegê-los é primordial neste processo, que se desenvolve a nível global, inclusive em outras universidades.

Tendo em vista os esforços envidados neste sentido, inclusive na manutenção do calendário acadêmico e outras atividades, tentamos nos aproximar de um plano com orientações que respeitem as determinações do Ministério da Saúde e as prerrogativas da Organização Mundial de Saúde e ao mesmo tempo torne o campus um lugar seguro, dentro das expectativas daqueles que o utilizam. 

Apresentamos a seguir algumas dessas medidas preventivas:
 

1. Cancelar viagens não essenciais (dentro do país e para o exterior) de docentes, discentes e técnico-administrativos até que o panorama se mostre mais seguro;

2. Aos membros do corpo social (colaboradores, alunos e professores) da Unifor que tenham retornado de viagens ao exterior, mesmo que assintomáticos, é indicada quarentena produtiva (14 dias). Nessa hipótese, os casos devem ser monitorados clinicamente por seu médico;

3. Mesmo que assintomáticos e em quarentena, retornados de viagens e contactantes próximos de casos confirmados, prováveis ou suspeitos devem receber orientações preliminares para permanência no domicílio e deverão utilizar o telefone (85) 3219.5973 ou 3219.8582 ou 98439.0422 e o aplicativo Coronavírus – SUS, do Ministério da Saúde, em caso de dúvidas e aparecimento de sintomas.

Determinações:

1. Suspender todas as atividades extracurriculares como aulas inaugurais, cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais.

2. Cancelar férias de docentes e técnico-administrativos quando considerados essenciais para o enfrentamento da pandemia.


Fátima Veras
Reitora

Fortaleza, 12 de março de 2020